O cérebro das crianças é altamente receptivo a novos idiomas. Logo, aprender uma segunda
língua desde criança pode ser mais natural quando é apresentada de forma leve e lúdica.
A introdução por meio de brincadeiras, músicas e jogos estimulam o aprendizado sem pressão,
proporcionando um momento divertido para as crianças.
Confira algumas abordagens por faixa etária:
● De 1 a 3 anos
Nessa fase, o ideal é o contato auditivo com o novo idioma. Canções infantis em inglês,
brinquedos com sons e livros ilustrados com palavras simples auxiliam na familiarização
dos sons e do vocabulário básico.
● De 4 a 6 anos
Crianças já conseguem repetir palavras e associar imagens a significados. Brincadeiras
como jogos de memória com palavras em inglês e atividades com cores, números e
animais ampliam o vocabulário.
● A partir dos 7 anos
Jogos de tabuleiro em inglês, aplicativos educativos e vídeos com histórias curtas ganham
espaço. Nessa idade, já é possível usar o inglês em pequenas interações, como repetir
frases, cantar músicas e montar diálogos simples.
Mais do que decorar palavras, o contato com um novo idioma desde cedo amplia a curiosidade,
criatividade e autoconfiança das crianças. Além disso, o inglês vai deixando de ser uma
“obrigação escolar” e é uma ferramenta de descoberta.
O importante é manter uma constância e fazer do aprendizado algo divertido. Quanto mais natural
for esse contato no dia a dia, maior a chance da criança crescer com segurança e fluência no
idioma!