Blog Blog

Livros infantis: 6 histórias para ajudar crianças com câncer

Há 3 meses

Criança com câncer sentada no sofá, lendo um livro infantil com a mãe, que está sentada ao seu lado.

É sempre difícil lidar com diagnóstico de crianças com câncer. A rotina desgastante do tratamento e seus efeitos colaterais, o afastamento dos amigos, a incerteza da cura são fatores que mexem não apenas com o paciente. Mexem com todo o ambiente familiar. Por isso, cuidar do equilíbrio emocional dos pequenos – dos pais e dos irmãos – é tão importante quanto combater a doença. E, neste cenário, os livros infantis podem ser uma ótima ajuda.  

Seleção de livros para crianças com câncer

Selecionamos aqui seis livros infantis que tratam do tema de forma lúdica, contribuindo para vencer os dias mais difíceis. São histórias selecionadas por especialistas do Instituto Ronald McDonald e do Instituto ABIHPEC,  que despertam sentimentos positivos. Inclusão, empatia, solidariedade, resiliência e esperança são alguns! Eles podem ser lidos em família, proporcionando momentos de reflexão e estreitando os laços entre pais e filhos. Monte a sua biblioteca e boa leitura! 

Livro para crianças com câncer:
Somos Todos Extraordinários
 

Capa de livro: somos todos extraordinários

Publicada pela primeira vez em 2013, a história de R.J. Palacio acompanha o carismático Auggie Pullman. Ele é um menino de dez anos com uma grave deformidade facial que começa a frequentar a escola e precisa lidar com a reação das outras crianças à sua aparência. O livro trata da inclusão e do respeito às diferenças, mostrando que todos somos especiais. Sua versão para o público infantil motiva crianças com câncer a enxergar que as dificuldades e diferenças não são empecilhos para uma vida feliz. 

Como Apanhar uma Estrela 

Capa de livro para crianças com câncer. Como apanhar uma estrela, de Oliver Jeffers

Um livro poético, cheio de ilustrações, que fala sobre a importância de perseguirmos nossos sonhos! Nele, acompanhamos o protagonista do livro, que almejava conseguir, um dia, pegar uma estrela para si. É fundamental, durante o tratamento contra o câncer, estimular que tanto os familiares quanto as crianças não desistam de lutar pela cura. Com uma rede de apoio forte e estruturada, é mais fácil para o paciente entender que não está sozinho e que tem muita gente torcendo por sua recuperação. O autor Oliver Jeffers  fará todos refletirem sobre o que querem, o quanto estão dispostos a lutar por isso e como, muitas vezes, nossas conquistas não seguem exatamente a mesma direção que idealizamos. 

Eu Não Tenho Medo 

capa do livro Eu não tenho medo, de Todd Parr

Com um estilo bem-humorado, o autor Todd Parr estimula crianças a enfrentarem seus medos e dizer “Eu não tenho medo!”. Ótimo livro para os adultos lerem para crianças com câncer, pois ensinam a toda a família que a coragem é a chave para manter ir até o fim e vencer a batalha. O autor mostra que, independentemente da gravidade do problema, devemos ser incentivados a permanecer fortes e prontos para recomeçar, com mais garra e bravura que nunca. É a própria história dos nossos heróis. 

O Jardim de Adeus ao Câncer

Capa de livro para crianças com câncer: O jardim do adeus ao cancer
​​​​
​​Nessa história criada pela autora Janna Matthies, em um certo dia de inverno, os pais de Janie e Jeffrey contam que ​a mamãe tem câncer. Quando a família vai ao médico para tirar dúvidas, ele diz que a mamãe vai melhorar provavelmente na época das abóboras.” Isso dá aos pequenos a ideia de plantar uma horta. Ao mesmo tempo que a horta cresce, o tratamento de progride – e quando tudo estiver acabado, haverá abóboras saudáveis e a mamãe em recuperação.
 

Planeta dos Carecas
​​capa do livro Planeta dos Carecas

O livro “Planeta dos Carecas”, de Ariadne Cantú, trabalha a questão das diferenças e leva o pequeno leitor a refletir sobre o preconceito em relação ao câncer quando ele é o paciente. A história se passa em um planeta chamado Zion, onde todos são carecas. Porém, um garoto se sente rejeitado por estar doente e ter cabelo, fazendo-o parecer diferente dos outros. Por meio de uma amiga, os colegas aprendem a tratá-lo de maneira adequada, colaborando com o tratamento e cura. 

Quando alguém que você ama está com ​câncer 

capa do livro Quando Alguém que você ama está com câncer

Poucas coisas afetam o cotidiano de uma família tanto quanto a presença de uma doença como o câncer. Cirurgias, quimioterapia, radioterapia, exames, recaídas não apenas exigem tempo da família, mas também sugam energia, intensificam as preocupações e causam medo. A obra de Alaric Lewis pretende não somente auxiliar a criança na compreensão sobre a grave doença, mas também estimulá-la a questionar e a não reprimir os próprios sentimentos. Ainda ensina às crianças que elas não devem se sentir culpadas pelo mal que acomete a pessoa que amam, além de despertar nelas a esperança e prepará-las para um futuro em que tudo pode acontecer. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *