Blog Blog

Suco de fruta: Qual o momento certo de oferecer ao bebê?

Há 3 meses

Quando o assunto é alimentação, uma dúvida é recorrente para boa parte dos papais e das mamães: os bebês podem tomar suco de frutas? Há indicação para isso? Se sim, a partir de que idade? Vamos te ajudar a obter essa resposta. 

Antes de mais nada, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a dieta do bebê contemple o suco de fruta, apenas a partir do primeiro ano de vida, de forma bem controlada, apenas com ingredientes naturais e sem edição açúcares ou adoçantes. Afinal, vale lembrar que até os seis meses de idade, o único alimento que a criança precisa é o leite preferencialmente leite materno, é claro. 

A explicação para esse cuidado de quer tudo seja feito no tempo certo é muito simples. Porque elas contêm uma elevada quantidade de frutose, que é o açúcar das frutas, os sucos oferecidos precocemente e de forma frequente podem sobrecarregar o funcionamento do pâncreas dos bebês, aumentando a necessidade de produzir insulina. Além disso, podem maximizar os riscos da obesidade infantil, um problema de saúde que cada vez mais preocupa os médicos.  

Suco de fruta podem ser oferecidos aos bebês?

Isso não significa, é claro, que a alimentação dos pequenos não possa contar com a introdução de frutas antes do primeiro ano. Afinal, elas são ricas em fibras e vitaminas entre outros elementos. Por isso você pode oferecer frutas a partir dos seis meses de idade, na forma de papinhas ou mesmo in natura, bem raspadinhas ou amassadas, sem que fiquem pedaços que podem levar os bebês a se engasgar entre outras intercorrências.  

O importante é ter uma dieta bem equilibrada, balanceada e que ajude na formação de hábitos alimentares saudáveis que podem se refletir por toda a vida. Por isso, consultar o pediatra antes de acrescentar um novo alimento ao dia a dia dos seus filhos – seja líquido, pastoso ou sólido – é essencial para proporcionar uma alimentação segura e que de fato contribua para o desenvolvimento das crianças.   

Então, conseguimos esclarecer sua dúvida? Então, agora que você já sabe quando e como acrescentar os sucos de frutas naturais à alimentação de seus filhos, veja algumas receitas rápidas e fáceis de preparar. E que vão levar pequenos a experimentar sabores variados e super gostosos.  

Suco de laranja e mamão 

Simples de preparar, esse suco ajuda no funcionamento do intestino do bebê. Para o prepará-lo, só o que você precisa é de meia laranja lima, e meio mamão papaia batidos no liquidificador, junto com 200ml de água filtrada.  

Beterraba e laranja  

Além do sabor, esse suco tem o poder de atrair a atenção dos bebês também por sua cor diferenciada.  Para o preparo esprema duas laranjas e bata no liquidificador junto com meia beterraba descascada. Acrescente água filtrada à gosto, para evitar que o líquido fique grosso.  

Pera e melancia 

Essas duas frutas somadas proporcionam um suco refrescante e saboroso que o seu bebê vai adorar. Para prepará-lo, pegue meia pera e uma fatia média de melancia e bata no liquidificador, junto a meio copo de água.  

Maçã com laranja  

Esta é outra opção de um suco refrescante e saudável e de preparo bem simples. Você pode usar meia maça sem sementes e espremer o suco de duas laranjas lima no liquidificador. Não é necessário retirar a casca, que é rica em vitamina C. Mas é preciso que ao oferecer ao bebê você tenha muito cuidado para que ele não se engasgue, certificando-se de que foi bem batida. 

Cenoura com mel 

O principal benefício desse suco é proteger contra resfriados e gripes. Ele reconhecidamente reforça a imunidade do bebê, mas exige uma precaução especial. Não deixe de consultar o pediatra do seu filho sobre o uso do mel, do alho e do salsão que compõem a receita. Feito isso, o preparo é simples: pegue meia cenoura crua, meio dente de alho e meio talo de salsão e bata tudo no liquidificador acrescentando 1 colher de sobremesa de mel e 200 ml de água. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *