Uma pesquisa realizada recentemente pela revista Crescer mostrou que mais de 50% dos pais levam seus filhos para a praia entre 6 meses e 1 ano. Mas será que é essa é a idade ideal?
Segundo especialistas, sim! A partir dos 6 meses já é possível levar seu bebê para conhecer o mar, mas atenção: é preciso ter cuidados especiais com a pele, higiene e alimentação dos pequenos durante o passeio.
Pensando em tornar sua viagem à praia um momento inesquecível, nós da Calesita separamos 05 dicas que você não pode deixar de seguir para garantir um passeio tranquilo, divertido e cheio de boas recordações para os pequenos e, claro, para os papais também. Confira:
Bebês são muito sensíveis, por isso o horário ideal para levá-los a praia é antes das 10h ou após ás 16h, quando o sol não está mais tão forte. E mesmo nesses horários é recomendado manter os pequenos na sombra. Isso evita que o bebê sofra com queimaduras solares e insolação.
Outro ponto muito importante! Você sabia que protetor solar não pode ser aplicado em bebês com menos de 6 meses de idade? Pois é, por isso não é recomendado levar os pequenos a praia antes dessa idade.
Como proteção para quem já alcançou os 6 meses, além do protetor solar adequado para bebês, recomendamos o uso de roupas com proteção UV ou peças leves de algodão, sempre com mangas e chapéus que vão ajudar a esconder o rostinho dos pequenos do sol.
Fazer castelinhos na areia é a brincadeira preferida das crianças na praia, mas com os bebês é preciso ter atenção. Deixe seu pequeno na parte molhada da areia, pois ela é menos quente e contém menor concentração de bactérias e microrganismo. E não esqueça de limpá-lo, retirando o excesso, assim que a brincadeira terminar. Isso evita irritações na pele.
Oba! Chegou o momento tão esperado pelos papais. Aqui os cuidados são simples: cheque a temperatura da água e não deixe o pequeno entrar se a água estiver muito gelada. Também é preciso ficar atento para que os bebês não engulam a água salgada. Depois de toda a diversão, quando não forem mais entrar no mar, enxágue o bebê com água doce.
A alimentação dos pequenos na praia deve ser a mais natural possível. É preferível que os alimentos sejam preparados em casa, armazenados corretamente em embalagens térmicas e levados à praia pelos próprios pais. Alimentos como frutas, água e água de coco são ideais para a ocasião e ajudam a manter os pequenos hidratados. Atenção: se seu pequeno toma fórmula, não leve a mamadeira pronta de casa, o correto é preparar na hora do consumo.
Agora que você já sabe quais cuidados tomar e quando levar seu pequeno para a praia é só programar a viagem e se preparar para a diversão: Ah, e não se esqueça de duas coisas muito importantes:
- Leve sua câmera para tirar aquelas fotos bem especiais, com certeza você vai querer registrar esses momentos para recordar depois.
- Brinquedos são ótimos opções para distrair os pequenos na praia. E aqui na Calesita temos uma linha completa cheia de opções, é só clicar aqui para conferir.