Blog Blog

5 Filmes para aprender com seus filhos!

Há 4 anos

Os filmes infantis são um ótimo lazer em família e muitos possuem um conteúdo incrível. Tratam assuntos importantes da vida cotidiana, como perdas, mudanças, vida familiar, preconceito, autoestima, coragem com uma sensibilidade lúdica surpreendente.

Trago um relato pessoal, como forma de compartilhar nossa experiência de aprendizado com filmes. Sempre gostei de filmes infantis, mesmo antes de ser mãe. Meu marido e eu íamos ao cinema para assistir à estreia dos longas de animação. Hoje, nosso filho de 4 anos de idade mantém vivo esse hábito que aguça a imaginação, a criatividade e ainda traz uma compreensão sobre as emoções sob outra perspectiva: a da criança. 

Quando percebemos em casa que nosso filho permanecia sentadinho no sofá entretido com a história dos filmes, pensamos que era hora da sua estreia conosco no cinema.

Sempre nos perguntávamos e imaginávamos qual seria sua reação diante o telão. Com 2 anos e 10 meses entendemos que era hora de vermos na prática como seria. Dias antes, conversávamos com ele explicando como seria o ambiente cinema, tela enorme, luzes apagadas, som mais alto, cadeiras, etc. Afim de fazê-lo imaginar como seria estar lá. O que guardamos com carinho, foi ver seus olhinhos arregalados e piscando, querendo dizer, nossa, não estou acreditando que é tão grande essa tela. Enfim, ele amou e ficou assistindo o filme do começo ao fim. 

Além do cinema, o hábito de assistirmos filmes juntos em casa se instalou rapidamente, com uma frequência semanal desde então. E garanto, assim como acontece em minha casa, se você tem filhos pequenos, devem assistir o mesmo filme repetidas vezes. A ponto de decorar as falas e músicas, não é?! Faz parte do desenvolvimento das crianças a repetição, elas descobrem novas imagens, detalhes e fazem um novo entendimento do que estão vendo. Além disso, aprendem através da observação, sobre comportamentos, a manifestação e identificação das emoções, bem como a resolução de situações.

Partindo do pressuposto que gerenciar as emoções é algo fundamental para se tornar um adulto mais consciente, não reativo as situações, com equilíbrio em suas relações, porque não estimular isto desde a infância?!

O mundo do faz de conta, reflete nossas próprias vivências e contribui para que as crianças percebam e façam analogias. A inteligência emocional possui como premissa básica identificar e lidar de forma saudável com suas emoções

Pensando nessa importância, segue 5 filmes infantis para aprender sobre as emoções junto com seus filhos, visto que enquanto adultos, somos eternos aprendizes nesse quesito:

Formiguinha Z (1998) – propor ideias, estar sujeito a crítica, ser aberto a mudanças, se contrapõem a padrões muito rígidos, obediência e hierarquias em que prevalece o medo e não o respeito.

Valente (2012) – a fase conflituosa de uma adolescente que valoriza a liberdade, mas está inserida num contexto tradicional. Retrata a intenção de pais e filhos, o amor, mas também faz pesar em quanto isto é comunicado e como é interpretado.

O Bom Dinossauro (2015) – traz a relação entre pais, filhos, irmãos, e a importância em se sentir pertencente a uma família. Reconhecimento através do esforço, dedicação e superação fazem parte do enredo.

Moana (2016) – vencer o medo, a insegurança, dar sentido a um chamado, respeitar a natureza, honrar seus familiares e escrever sua própria história são pontos em destaque nessa história.

Viva – A vida é uma festa (2017) – tradições, costumes e crenças familiares parecem predestinar nosso futuro, mas quando o sonho e o amor forem maior, são capazes de superar qualquer barreira.

Para finalizar a sessão cinema, crie um diálogo interessante com seus filhos, afim de assimilar o que ficou registrado:

– Pergunte sobre as melhores cenas, o que mais gostaram;

– Sobre o que não gostaram, ou não entenderam;

– Instigue sobre as características dos personagens, como se comportavam;

– O que mais marcou;

– O que fez rir ou chorar.

Os filmes são um ótimo canal de conversa e aproximação com as crianças, aproveite! 

 

@MichelleCavichioli – Psicóloga e Coach, esposa e mãe. Possui o propósito de desenvolver pessoas e suas carreiras através de processos individualizados 100% online, em grupos ou em empresas.

michellecavichioli@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *