Blog Blog

Babá ou creche? Os prós e contras na hora de tomar a decisão.

Há 2 anos

Se tem uma coisa que divide a opinião e o coração de muitas mamães e papais, em especial os de primeira viagem, é a decisão de com quem deixar os filhos na hora de voltar ao trabalho. O dilema mais comum é entre contratar uma babá ou colocar os pequenos na creche.

A consultoria americana Robert Half, que atua em 21 países, realizou um estudo que mostra que em 85% das empresas brasileiras, menos da metade das funcionárias retornam à vida profissional após a licença-maternidade.

 A taxa é mais alta que a média global, de 53%. E sabemos que a insegurança de onde ou em quem confiar o seu filho faz parte dessa decisão.

Já adiantamos que não existe certo ou errado, existe o que funciona para cada família e, claro, para a criança. Para te ajudar nessa decisão, vamos listar alguns benefícios de contratar uma babá ou colocar a criança na creche.

 

Vantagens em contratar uma babá

Contratar uma babá é uma ótima opção, não só para as mães e pais que trabalham fora, mas também para aqueles que possuem uma rotina mais flexível, estão em Home Office ou que têm atividades fora do horário comercial.

A babá responde diretamente às orientações dos pais da criança, podendo assim cumprir tarefas pré-estabelecidas por eles para garantir o desenvolvimento dos pequenos. Ao contrário do que ocorre na creche onde os procedimentos são padronizados para todos. Ter alguém que vá até sua casa para cuidar do seu filho também é uma comodidade para os pequenos, que não vão precisar sair do seu ambiente e nem criar uma nova rotina. Além disso, a criança contará com a dedicação exclusiva da profissional.

 

Como escolher uma babá

  • De preferência a profissionais que forem indicados por outras mães da sua confiança;
  • Se possível, escolha alguém que tenha treinamento em atividades que contribuam para o desenvolvimento do bebê;
  • Não abra mão do registro profissional para evitar problemas trabalhistas;
  • Tenha sempre um plano B com outro profissional em caso de falta ou imprevisto com a babá.

 

 

Vantagens em colocar a criança na creche

A maior vantagem da creche ou escolinha sem dúvida é a socialização dos pequenos com outras crianças da mesma idade. O fato de brincar com outras crianças

faz com que os pequenos desenvolvam habilidades em grupo, aprendendo a colaborar e compartilhar com os colegas. As creches e escolinhas também são formadas por um amplo grupo de profissionais como educadores, pedagogos, psicólogos, enfermeiros, entre outros. Ou seja, um time que, ainda que não tenha dedicação integral ao seu filho, está apto para oferecer os cuidados necessários.

O tempo de adaptação é algo necessário para as crianças e para os pais, afinal, é uma mudança de rotina e ambiente. Para facilitar esse momento e sua escolha, siga as dicas abaixo.

Como escolher a creche

  • Faça uma visita antes para conhecer a estrutura e equipe.
  • Certifique-se que a metodologia de educação está alinhada com o que você quer.
  • Busque indicações de outros pais.

 

Não importa qual for a sua escolha, o importante é ter convicção e segurança. E saber que, com babá ou creche, a atenção e o cuidado dos pais é o mais importante para os pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *