Blog Blog

Caligrafia: 3 dicas para treinar a escrita brincando

por Tateti Brinquedos / Há 6 meses

Com o uso dos aparelhos eletrônicos, o ato de escrever vem perdendo cada vez mais espaço para os teclados dos tablets, celulares e computadores. Com a entrada da tecnologia na vida escolar, as crianças têm perdido a curiosidade de treinar a escrita e acabam desenvolvendo uma caligrafia difícil de ser compreendida e que acarretará problemas de expressão até o fim do ciclo escolar e mesmo na vida adulta.

A idade para as crianças iniciarem o desenvolvimento da escrita varia entre os 4 e 7 anos, porém, a partir dos 7, a frequência de atividades se torna maior e é essencial que os pequenos estejam afiados na famosa “letra cursiva”. Reunimos três dicas de pedagogos e professores para auxiliar a criança no processo de desenvolvimento e treino da escrita, de forma divertida e que despertará a curiosidade dos pequenos.

1) Brincadeira da história livre
Com duas folhas de papel em branco, de preferência sem linhas, se junte à criança e conte uma história curta. Pode ser um conto de fadas ou um filme, por exemplo. Quando a contação acabar, cada um pega sua folha e tem de realizar uma tarefa: o adulto deve ilustrar a história por meio de desenhos e a criança, por meio da escrita, deve contar o que ouviu da maneira que ela assimilou. Caso haja palavras repetidas ou frases longas demais, não se preocupe, o importante é a criança ter seu espaço para escrever sua interpretação do conto. Assim, ela irá tomando aos poucos o gosto pela escrita, assimilando como um ato individual de expressão.

2) Caderno de caligrafia gigante
Esqueça os cadernos de caligrafia comuns! Em folhas de papel pardo ou cartolina, desenhe as linhas de apoio para o treino da letra “cursiva” e incentive a criança a escrever frases em tamanho gigante. Além de divertir, o treino ajudará no desenvolvimento dos movimentos e na pegada certa do lápis. É importante os adultos estarem sempre observando esses aspectos e corrigir quando necessário.

3) Competição saudável
Após assistir um desenho animado ou um filme, faça uma brincadeira com as crianças: cada um com uma folha de papel, deve escrever palavras que remetam à história que assistiram. Quem conseguir escrever mais palavras, ganha o jogo! Além de treinar a escrita e despertar a atenção dos pequenos, a brincadeira testará a memória e capacidade de assimilação do tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *