Blog Blog

Check up infantil: 5 exames para o seu filho crescer saudável

por Raffcom / Há 3 meses

Quem disse que fazer check up regularmente é coisa só de adulto? Está muito enganado quem pensa assim! Comparecer ao pediatra ao menos uma vez por ano e fazer uma série de exames básicos é fundamental para manter a saúde dos pequenos em dia.  O check up infantil orienta os médicos no acompanhamento do crescimento das crianças e, o que é mais importante, ajuda na prevenção de doenças e outros problemas futuros.

Seu filho já fez um check up infantil? Você vai ver como é simples. Nós listamos aqui cinco exames que vão avaliar o estado de saúde dos pequenos e proporcionar um crescimento saudável, desde a primeira infância até a adolescência. Mas atenção: tudo tem de ser feito com orientação do seu pediatra, nunca esqueça disso, por favor.

Exames de sangue

O hemograma é o principal exame de sangue indicado para crianças que fazem check up infantil. Ele ajuda na prevenção e identificação de doenças e problemas como a anemia, as infecções virais ou bacterianas. Exames que medem os níveis de colesterol, açúcar, hormônios da tireoide, ferro sérico e ferritina também são recomendáveis, principalmente em casos de eventuais sintomas de diabetes ou anemia, por exemplo. Para tornar a coleta de sangue menos sofrida para os pequenos pacientes, procure laboratórios que tenham espaços próprios para crianças e profissionais especialmente treinados para atendê-las.

Exame de fezes

O exame de fezes mais usual em um check up infantil é o exame parasitológico. Ele é importante para detectar a presença de vermes, parasitas e protozoários, no organismo das crianças, o que é uma ocorrência bastante comum quando o sistema imunológico ainda está em processo de desenvolvimento. A gente não pode esquecer também que criança tem mesmo de brincar, que se esfrega no chão, toca em tudo que vê e coloca depois a mão na boca, o que pode causar até uma infecção. E isso só aumenta o papel do exame parasitológico.

Exame de urina

A infecção urinária é uma ocorrência muito comum entre as crianças.  E por duas razões muito simples: os pequenos demoram um pouco a aprender a ir ao banheiro na hora certa e mais ainda a praticar corretamente hábitos de higiene ao urinar. Por isso, fazer exame de urina, independentemente de eventuais sintomas, é indicado no check up infantil. A análise  desse material ajuda os médicos na identificação e no tratamento de infecções na bexiga e nas vias urinárias, doenças renais e outras patologias como a diabetes.

Exame de vista

Este é um dos exames mais importantes de serem realizados periodicamente, uma vez ao ano pelo menos. Acompanhar o desenvolvimento da visão é essencial para não prejudicar o aprendizado escolar e a integração social dos pequenos. Por isso, você não pode deixar de incluir a visita a um oftalmologista na programação do check up anual de seu filho.

Exame de audição

Se avaliar o desenvolvimento da visão é fundamental para garantir um crescimento saudável, o mesmo se aplica ao sistema auditivo. Ouvir bem é um requisito para aprender a se comunicar, tirar maior aproveitamento das aulas na escola, interagir em casa e com os amigos. Portanto o acompanhamento de um otorrinolaringologista, com consultas periódicas, é sempre recomendado.

Além desses exames rotineiros, o pediatra poderá indicar alguns outros, mais específicos, como os exames de imagem, em caso de sintomas que levem à suspeita de alguma outra patologia.

Cuidar da saúde do seu filho pode fazer toda a diferença na busca por um futuro melhor.  Anote aí na sua agenda, marque uma consulta com o seu pediatra e leve o pequeno para fazer um check up.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.