Blog Blog

Cicatriz da cesárea: dicas e cuidados

por Tateti Brinquedos / Há 1 mês

O nascimento de um filho será para sempre um momento marcante na vida de toda mãe. Todo o processo de gestação, acompanhamento do bebê na barriga, pré-natal e cuidados essenciais fazem dos nove meses inesquecíveis. A decisão por parto normal, cesárea ou demais opções existentes atualmente na medicina nem sempre é da mãe, e sim da orientação médica motivada pela posição e condições do bebê. A cirurgia cesariana já corresponde a 84% dos nascimentos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Apesar de bastante difundida entre as mulheres, a cicatriz pós-parto causa arrepios em muitas mulheres, que desejam minimizar a marca. Se você tem esse desejo, pode ter certeza que não está sozinha! Reunimos 5 dicas para cuidar da cicatriz da cesárea e tratar a região. Confira abaixo!

 

  1. Sol e seus malefícios

Assim como em qualquer cirurgia, o cuidado com o sol deve ser prioridade. Para o corte não sofrer modificações e escurecimento, evite o sol de 4 a 6 meses.

 

2) Limpeza e higiene

Sempre que for tocar a cicatriz da cesárea, seja para um curativo ou troca de roupa, higienize muito bem as mãos. A mãe passou por um corte profundo, e no processo de cicatrização, a chance de infecções são dobradas. Seguindo orientações médicas, é importante realizar a limpeza do local diariamente, com água e sabão específico, evitando fricções.

 

3) Observação

É essencial acompanhar a evolução da cicatrização dia após dia. Caso note alguma diferença, como inchaço, vermelhidão, secreções ou coceira, avise seu médico imediatamente. Somente o profissional irá entender o motivo da reação e indicar o tratamento ideal.

 

4) Repouso

Após o nascimento do bebê por meio de cirurgia cesariana, é imprescindível que a mãe repouse por no mínimo 3 semanas. O descanso é necessário para o corpo e irá auxiliar no processo de cicatrização. Atividades simples, como dirigir, pegar objetos ou peso devem ser evitados nesse período.

 

5) Tratamento local

Após a cicatrização completa, um médico dermatologista poderá indicar pomadas ou tratamentos que auxiliarão na diminuição do corte e melhor aparência do mesmo. É importante seguir as orientações de um profissional, que vai examinar o local, as características da pele e demais necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *