Blog Blog

Como aliviar o incômodo do nascimento dos primeiros dentes

Há 2 anos

A expectativa sempre é grande dos papais e das mamães: quando será que vai nascer o primeiro dentinho? Mas, quando isso acontece, a alegria se mistura com a apreensão. O bebê demonstra irritação, mau-humor e o choro aumenta. O que é absolutamente normal, pois o nascimento dos primeiros dentinhos de fato gera bastante incômodo para os pequenos.

Como aliviar, então, as dores do nascimento dos primeiros dentes do bebê? Primeiro, é preciso perceber alguns sinais que podem mostrar que os pequenos estão incomodados. Veja aqui.

Sinais de que o dentinho do bebê está nascendo

–  Gengiva inchada: a região tende a ficar avermelhada

– Salivação excessiva: ter mais saliva na boquinha é uma defesa natural do organismo para reduzir o desconforto

Mudança nas mordidas: fique de olho se o bebê está mordendo tudo o que vê pela frente, pois esse pode ser um sinal de que a dentição está começando.

–  Mudanças no humor: irritação e choro frequentes são os sinais mais claros

–  Febre: a inflamação na gengiva pode provocar reações febris confundidas com uma dor de garganta ou um resfriado.

– Alterações no apetite: o bebê pode recusar alguns tipos de alimento que vão incomodá-lo mais.

5 dicas para aliviar o incômodo do nascimento dos dentes

Para te ajudar a enfrentar esse momento – normalmente isso acontece entre o sexto e o oitavo mês de vida – trouxemos 5 dicas bem simples e fáceis de fazer que você possa aliviar o incômodo do seu bebê. Anota aí então:

Mordedores

Nas farmácias e lojas especializadas para crianças você encontra mordedores apropriados, lisos e macios que podem ajudar a tornar menos incômodo para o bebê o nascimento dos primeiros dentes. Para isso, deixe o objeto na geladeira, até ficar friozinho, o que vai aliviar ainda mais a dor. Mas atenção: a higienização dos mordedores é fundamental para evitar infecções e outros problemas. Faça isso, com água e sabão neutro, antes de oferecer aos pequenos.

Toque na gengiva

Com as mãos bem lavadas, com água e sabão neutro, massageie a gengiva do bebê especialmente na área onde estão surgindo os dentinhos. Faça movimentos suaves, horizontalmente, com a ponta do dedo indicador. Cantar ou conversar com o bebê durante o toque pode tornar esse processo ainda mais eficiente.

Frutas e legumes

Algumas frutas e legumes são uma ótima alternativa para reduzir as dores do nascimento dos primeiros dentinhos. Descasque as cenouras e corte palitinhos bem finos. Coloque na geladeira até ficar geladinho. Mas não deixe congelar, pois se ficarem duros podem machucar a gengiva. Ofereça até três vezes por dia, quando perceber o incômodo. E você pode fazer isso também com pepino (sem os caroços), e frutas mais durinhas com a maça.

Chá e compressa de calêndula

Essa é uma dica que vem desde os tempos de nossos avós. A calêndula é uma flor muito usada na homeopatia, que tem efeito calmante e anti-inflamatório. O chá ajuda o bebê a relaxar e a dormir. As compressas, aplicadas na gengiva, até quatro vezes por dia, por cinco ou 10 minutos, na área onde os dentinhos estão surgindo, aliviam a dor. É recomendado consultar seu pediatra antes de oferecer ao bebê.

Massagens

Técnicas de massagem como shantala ou reflexologia também podem ajudar a tornar mais leve o nascimento dos primeiros dentes. Além de relaxante, o contato das mãos com o bebê diminui a tensão, a dor e os incômodos. Alguns momentos do dia, como após o banho e na hora de dormir, são ideais para uma boa massagem. Consulte profissionais especializados que ensinam, de forma simples, como aplicar essas técnicas.

As dicas são simples, não é mesmo? Mas nunca esqueça de uma coisa: para aliviar a dor dos primeiros dentinhos e todos os incômodos comuns do crescimento que o seu bebê ainda vai ter de enfrentar, o melhor remédio é um só: amor, atenção e carinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *