Blog Blog

Como inserir brincadeiras lúdicas nas primeiras fases da criança

Há 4 anos

As primeiras brincadeiras são essenciais para as crianças. É através delas que os pequenos tomam contato com uma série de novidades que, pouco a pouco, vão assimilando. Incentivados a fazer novas atividades, seja uma brincadeira diferente ou um jogo com os pais, nossos filhos descobrem que aquele momento de diversão é algo prazeroso, que traz satisfação, fazendo com o que a brincadeira se repita mais e mais vezes e a mensagem seja assimilada

O ideal é que toda brincadeira ensine alguma coisa à criança ou ative mecanismos de desenvolvimento que sejam produtivos futuramente. E as atividades lúdicas cumprem bem esse papel! Separemos cinco brincadeiras que auxiliam muito no desenvolvimento da criança, são fáceis de serem reproduzidas e rendem bons momentos de distração. 

Massinha de modelar

A brincadeira com massinha de modelar auxilia na coordenação motora e apresenta aos pequenos um mundo de formas geométricas e cores. A mistura entre texturas e tons desperta a maior curiosidade e é ideal a partir dos 3 anos.

Trava língua

Mesmo antes da criança aprender a ler e a escrever, a brincadeira trava língua é muito divertida e trabalha a linguagem oral, a pronúncia e a concentração, além de apresentar novas palavras, sons e combinações de sílabas. Excelente para brincar junto com os avós e demais familiares.

Palavras cantadas

Essa brincadeira nada mais é do que contar uma história em forma de música. Cada participante do jogo deve inventar um trecho e expressar aos demais, reproduzindo uma melodia. De maneira simples, o desenvolvimento cognitivo e afetivo é trabalhado, assim como o psicomotor. 

Telefone sem fio

O telefone sem fio é uma daquelas brincadeiras que não envelhecem! Ativando a audição, concentração, oralidade e a memória, a brincadeira rende boas risadas se for feita em um grande grupo. Junte todos os membros da família e, em formato de roda, deixe a criatividade fluir.

Dominó

O jogo de pecinhas é útil para desenvolver a concentração, o raciocínio lógico e conceitos matemáticos simples. Divertido, é perfeito para aquela maratona de fim de semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *