Blog Blog

Cores e criatividade: como incentivar o desenvolvimento das crianças com lápis de cor e papel

por Tateti Brinquedos / Há 4 meses

Desde que a criança tem o contato inicial com a escolinha, atividades, amigos e uma nova rotina, vários sentidos e cognições são afloradas para serem desenvolvidas. Toda a curiosidade que envolve a didática apresentada pelas professoras faz parte de uma série de lições de aprendizagem que a criança deve iniciar, seja o conhecimento das cores, das letras do alfabeto, dos nomes dos objetos, dos sons dos animais e do sabor das frutas.

Estimulando a criança em casa

Para auxiliar no desenvolvimento das atividades psicomotoras e reforçar as tarefas aprendidas na sala de aula, alguns exercícios básicos, que podem ser feitos em casa com a ajuda dos pais, avós ou irmãos mais velhos, vão divertir os pequenos e render boas memórias. Basta separar papel, lápis de cor, canetinhas ou giz de cera. 

Comece com o exercício dos pontilhados, que é quando o adulto desenha objetos em pontinhos e as crianças devem passar o lápis por cima, dando estrutura aos traços. Inicie com números e formas geométricas e vá aumentando a dificuldade conforme o desempenho e a prática, apostando em paisagens, casas e animais. É importante que os itens desenhados sejam semelhantes aos que os pequenos tenham visto e aprendido na sala de aula, para ir criando essa associação.

Na sequência é o momento de colorir os desenhos tracejados anteriormente. É importante delimitar o espaço a ser colorido, justamente para as crianças assimilarem os limites das formas. Várias cores podem ser utilizadas, além de diferentes texturas. É importante que o adulto que acompanhar a atividade ensine o modo correto de manusear o lápis. Mesmo que tenha dificuldade no início, a prática vai auxiliar.

O modo desenho livre é essencial depois que a tarefa de colorir os desenhos tracejados seja concluída. Dessa forma, a criança enxergará como recompensa e cada vez que fizer os exercícios anteriores, ficará ciente que a fase final é a mais divertida. Os adultos podem dar ideias de cenários compostos, como jardim + casa + animais, e dessa forma eles vão criando noções de espaço e dimensão. Tudo atrelado à criatividade e ao desenvolvimento dos pequenos. Viu como a brincadeira também ensina?

Para te ajudar nessa missão separamos alguns desenhos para os pequenos colorirem e soltarem a criatividade, é só você imprimir e começar a se divertir com as crianças! 

Para salvar os desenhos, clique com o botão direito do seu mouse sobre a imagem e escolha a opção “Salvar imagem como”, depois é só imprimir direto do seu computador. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *