Blog Blog

Criança descansada, criança feliz: a importância do sono na rotina infantil.

Há 6 meses

O bem-estar das crianças não é só comer e brincar. Dormir bem e tirar durante o dia alguns momentos de descanso também é essencial para o desenvolvimento saudável, o aprendizado e a alegria dos pequenos. Crianças bem descansadas são capazes de se envolver com muito mais energia em atividades físicas e mentais e enfrentar desafios de seu dia a dia. E, pode ter certeza, ficam muito mais felizes. 

Nesse texto, vamos demonstrar a importância do sono e do descanso para que seu filho cresça saudável. Vem com a gente, anote aí essas dicas!

O sono restaurador

O sono é mais do que simplesmente dormir. Para os pequenos, é um momento essencial para o crescimento e desenvolvimento.  Durante o sono, o organismo libera hormônios importantes que auxiliam na formação dos ossos e dos músculos e ajudam a proteger o sistema imunológico. O sono também é decisivo para o bom funcionamento do sistema nervoso e na consolidação da memória. Por isso, dormir pelo menos oito horas é importante. E mais do que isso, manter a rotina de dormir cedo, sempre à mesma hora, também faz bem aos nossos filhos.  

As crianças ativas esgotam suas energias de forma rápida, seja na escola, na pracinha com os amigos ou até mesmo dentro de casa. É aí que o descanso entra em cena. Cochilos durante o dia, assim como o sono noturno permitem que as crianças recarreguem suas baterias, o que é imprescindível para manter uma vida saudável. 

O sono e o aprendizado  

Pense em aprender alguma coisa quando você estiver cansado? Fica mais difícil, não é mesmo? A mesma coisa acontece com as crianças. Dormir bem tem um grande impacto no aprendizado e na concentração. Estudos comprovam que a falta do sono, ao contrário, prejudica o desempenho escolar dos pequenos. 

Uma criança descansada é capaz de absorver melhor as informações que recebe, resolve problemas com mais facilidade e se concentrar nas tarefas da escola. O sono também é importante para a consolidação da memória. Isso significa que o que as crianças aprendem durante o dia é processado e armazenado com mais eficiência durante o sono. 

 O sono e o equilíbrio emocional 

As emoções das crianças são intensas e muitas vezes confusas. O sono, por isso, tem um papel importante para manter o equilíbrio emocional dos pequenos. Crianças que não descansam ficam mais irritadas, impacientes. Choram e, as vezes parecem ter um ataque de raiva. Com certeza você já passou por isso! Já as crianças que dormem bem têm melhores capacidades para lidar com o emocional, o que colabora para um ambiente familiar mais feliz. 

Construindo hábitos saudáveis 

Estabelecer um horário regular de sono e fazer pausas ao longo do dia ajuda as crianças a compreenderem, desde cedo, a importância de ter uma vida equilibrada e controlar suas energias. Esses hábitos saudáveis ​​podem ter um impacto positivo na saúde física e mental ao longo de toda a vida. 

Mas não bastar ter horários para dormir. É preciso criar um ambiente adequado para que a criança possa ter um sono tranquilo e bem balanceado. Um quarto tranquilo, sem barulho, escuro e aconchegante, com temperatura controlada, é importante para dormir para descansar e dormir bem.  

Uma outra dica importante: antes de seu filho dormir, evite jogos de computador ou que ele fique muito tempo na frente do celular. Além de gerar uma excitação natural, a luz das telas pode interferir na produção de melatonina, o hormônio do sono, tornando mais agitado o seu descanso. 

E então, está na hora de mudar os hábitos na sua casa? Lembre-se que dormir bem à noite e fazer pausas para descansar durante o dia podem mudar por completo – e para muito melhor – o comportamento do seu filho. Como já dissemos, essa é uma prática importante para o seu crescimento saudável e emocional. Afinal, uma criança descansada é uma criança feliz pronta para enfrentar o mundo com um sorriso novo e o coração leve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *