Blog Blog

Dia das Crianças: saiba tudo sobre a comemoração dessa data

Há 2 anos

familia brincando no Dia das Crianças

O Dia das Crianças é um dos momentos mais esperados pelos pequeninos durante todo o ano, pois além de ganhar presentes, é uma oportunidade para reunir toda a família e comemorar com brincadeiras, comidinhas e tudo o que a criançada mais gosta.

Mas, afinal, você sabe como surgiu essa data? Vem com a gente que vamos contar tudo sobre o Dia das Crianças para você!

 

Origem da data no Brasil

Você sabia que o Brasil foi pioneiro em reservar uma data especial de comemoração para as crianças?

O projeto de criação da data começou a tramitar na Câmara dos Deputados em 1923, proposto pelo médico e deputado fluminense Galdino do Valle Filho. Mas foi só no ano seguinte que o dia 12 de outubro foi oficializado pelo Presidente Artur Bernardes como Dia das Crianças.

No entanto, a data só se popularizou nos anos de 1960, quando teve início o costume de dar presentes para tornar esse dia especial e marcante para os pequenos e um momento único de comemoração em família. Quem tem criança sabe o quanto elas gostam dessa data!

 

A comemoração ao redor do mundo

O Dia das Crianças não é comemorado no dia 12 de outubro em todos os países.

Na Europa, por exemplo, cada país tem uma data de referência, muito associada à cultura e aos costumes locais. Já o Japão, no outro lado do mundo, é um caso curioso: dia 3 de março é o dia das meninas e 5 de maio o dia dos meninos. Em países da África Central, por sua vez, a data é comemorada no dia 25 de dezembro junto com o Natal, o que torna o momento muito mais íntimo para comemorações em família.

 

Dicas de comemoração

Não importa como você vai comemorar! O importante é que toda a família esteja reunida.

A comemoração pode ser simples. Um passeio pelo lugar preferido do seu filho ou um piquenique em família no parque, já que a data coincide com o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Ou até mesmo uma tarde de cinema em casa com direito à pipoca, é claro!

Que tal reservar um momento para uma caça ao presente? Sim, esconda o que comprou, o que a vovó e o titio compraram e estimule os pequenos a procurarem pela casa. A felicidade vai ser ainda maior quando eles acharem os embrulhos, pode ter certeza disso.

Gostou dessas ideias? Como vai ser então sua comemoração do Dia das Crianças?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *