Blog Blog

Dia de Praia: Dicas para evitar insolação nas crianças

Há 2 anos

 

 

O momento mais esperado pela criançada chegou: as férias escolares!  Durante esse período, a praia é um dos destinos preferidos para aproveitar os dias de descanso e diversão com a família. Mas é preciso garantir a segurança dos pequenos e evitar problemas causados pelo excesso de exposição solar, como a insolação.

A insolação é provocada pela falha do mecanismo de transpiração e a alta temperatura do corpo. Seus sintomas mais comuns são: pele vermelha, tontura, pulso rápido, vômito e dores de cabeça. Em casos mais graves, pode provocar convulsões e até danos cerebrais.

Para evitar tudo isso, é preciso tomar algumas precauções durante a viagem. Confira abaixo 5 dicas bem simples, mas fundamentais para que tudo corra bem.

 

  1. Respeite os horários

Evite expor a criança ao sol entre 10h e 16h. Nesse horário, os raios solares são mais intensos e possuem mais radiação UVB, raio ultravioleta nocivo a saúde da pele. Não deixe o pequeno exposto ao sol por muito tempo. Deixe que ele brinque na areia, embaixo do guarda sol. Sempre procure locais com sombras e bem ventilados

 

  1. Invista em roupas e acessórios

Proteja o seu filho com óculos de sol, chapéus ou bonés e roupas claras e leves. Existem camisetas com proteção ultravioleta (UV) no mercado que protegem a pele contra queimaduras e são uma boa alternativa para complementar os cuidados.

 

  1. Ofereça alimentos saudáveis

De preferência a alimentos que ajudam a amenizar o efeito das agressões solares na pele. Alguns deles são: vegetais frescos verdes, frutas vermelhas, amarelas ou da cor laranja, oleaginosas e azeite de oliva extravirgem, para temperar as comidinhas.

 

  1. Capriche na hidratação

A ingestão de água é mais importante do que nunca em dias quentes. Ofereça água e sucos naturais ao seu filho mesmo que ele não peça. A quantidade ideal diária varia de acordo com a idade. A recomendação da OMS é a ingestão de aproximadamente 800 ml para bebês de 7 a 12 meses; 1.100 a 1.200 ml para crianças de 1 a 3 anos; 1.600 ml dos 4 aos 8; e entre 2.100 e 1.900 ml dos 9 até os 13 anos.

 

  1. Use o protetor solar corretamente

Aplique o protetor solar, com proteção de no mínimo 30 PFS, pelo menos 15 minutos antes do pequeno se expor ao sol. Reaplique a cada duas horas ou sempre que a criança sair do mar ou da piscina.

 

Viu como é fácil cuidas dos pequenos? Criança protegida do sol, é criança saudável. Férias responsáveis, são férias felizes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *