Blog Blog

Dicas para organizar os brinquedos e arrumar o quarto de criança

Há 1 ano

 

Dicas para organizar os brinquedos

Casa com criança tem a tendência de ficar mais bagunçada. Mas isso não precisa ser uma regra! O cantinho dos pequenos poderá, sim, ficar arrumado, com conforto e segurança se você adotar algumas medidas básicas de organização. Quer algumas dicas? Veja o que preparamos para te ajudar nessa tarefa.

 

Separe os brinquedos por tipo

Investir em cestos, caixas e organizadores, é sempre uma boa opção para arrumar os brinquedos, os jogos e os livros infantis, deixando o quarto de criança sempre em ordem. Uma boa ideia é identificar por cores cada um desses recipientes para que os pequenos saibam o que cada um contém e possam encontrar com mais facilidade o que procuram. Ou seja, a caixa azul para os carrinhos, a amarela para as bonecas, a vermelha para os jogos e a verde para os livros, por exemplo. Mas não se esqueça, é muito importante deixar tudo em um local acessível, onde as crianças possam encontrar aquilo que querem utilizar, sem correr riscos.

 

Escolha móveis acessíveis

Prateleiras, estantes e móveis modulares também podem ser uma ótima opção para guardar os brinquedos e deixar o quarto de criança organizado. Mas é preciso tomar alguns cuidados. De preferência a móveis baixos, adequados á altura de seus filhos. Observe também se a base de sustentação é firme, para evitar eventuais acidentes.

 

Marque o espaço de brincar

É preciso que a criança saiba o lugar que tem para brincar. Uma forma de evitar que os brinquedos fiquem espalhados pela casa é criar um ambiente agradável no quarto infantil com tapetes de borracha que marquem o espaço das brincadeiras, por exemplo. Pufes, cadeirinhas, almofadas espalhadas pelo chão, também podem ser uma boa pedida. Se houver espaço, coloque uma mesinha onde os pequenos possam desenhar, colorir, soltar toda a sua criatividade. E, os maiorzinhos, possam usar também para fazer as lições de casa.

 

Envolva as crianças na organização

É importante que as crianças participem da organização do quarto. Assim, envolva os pequenos em todas as etapas da arrumação, a escolha dos recipientes para guardar os brinquedos, o lugar em que cada coisa vai ficar. Isso vai motivá-los e fazer com que também se sintam responsáveis por manter o quarto sempre em ordem. E o mais importante: ensine desde pequeno que tudo tem de ser guardado depois que for usado. Essa é uma lição que seus filhos vão levar por toda a vida!

 

Evite acumular brinquedos

Em momentos especiais, como o Natal e o dia do aniversário, é comum a criança ganhar presentes de toda a família, dos amiguinhos da escola e do condomínio, não é mesmo?  Pois essa é a hora de abrir espaço para as coisas novas. Estimule seu filho a doar aquele brinquedo que está largado no fundo da caixa, que já passou da idade de ser usado, o livro que já não foi lido, o jogo que não chama mais a sua atenção. Além de ajudar na organização do quarto, os pequenos vão aprender o valor da boa ação.

Viu como é simples manter o quarto de criança bem arrumadinho? Além de educativa, a organização pode ser uma tarefa divertida e que estreite ainda mais os laços familiares, envolvendo pais e filhos. Que tal adotar essa prática, então?

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *