Blog Blog

Volta às aulas: dicas para proteger seu filho da Covid na escola

Há 2 anos
Proteção contra a covid
 

A volta às aulas presenciais e a flexibilização das medidas de isolamento trouxeram novas preocupações para os pais em um momento em que a pandemia ainda não está inteiramente controlada. O contato diário com os coleguinhas, seja na escola, no parquinho do condomínio, na piscina ou nas quadras de esporte, continua a exigir cuidados especiais. 

Algumas escolas adotaram protocolos próprios de segurança. Limitaram o número de alunos por sala mantendo distância entre as mesas, alternaram os horários de recreio das turmas para evitar aglomeração no pátio, reduziram as atividades extra-curriculares de maior contato físico. Também em alguns condomínios o número de crianças no parquinho e na brinquedoteca, por exemplo, foi limitado como forma de reduzir o contato.

No entanto, há medidas que nós mesmos podemos tomar para proteger nossos filhos. Coisas simples, pequenas atitudes que fazem a diferença. Quer ver só?

Vacina já

Crianças acima de cinco anos devem ser vacinadas. A eficácia da vacina na proteção contra doenças – e não apenas a Covid – é cientificamente comprovada. E os efeitos colaterais graves são raros e estatisticamente desprezíveis. Se informe sobre o calendário e os postos de vacinação da sua cidade. E não deixe de levar seu filho.

Converse abertamente com seu filho

Conversar com os pequenos é fundamental. Explique a necessidade de usar a máscara o tempo todo, mesmo quando estiver no parquinho, ao ar livre, brincando com outras crianças. E uma dica importante: fale sobre nunca trocar a máscara com os coleguinhas. Parece bobagem, mas isso às vezes pode acontecer, principalmente quando a máscara têm estampas de personagens, por exemplo.

É preciso deixar claro também, que o lápis, a borracha, o apontador, todo o material escolar é de uso particular de cada um e não deve ser trocado na sala de aula. Explique porque esse cuidado é importante, e que essa fase vai passar.

Coloque álcool gel ma mochila

O álcool gel tornou-se parte do material escolar das crianças. Embora as escolas disponibilizem o produto nas salas de aula e nos pátios, é importante que seu filho tenha o seu. Dê preferência aquelas que podem ser presos na mochila, evitando que se percam. Ensine seu filho a lavar as mãos com frequencia, principalmente antes e depois das refeições e quando tocar na máscara.

Informação é importante

Mantenha seus dados atualizados na escola, para caso seja necessário acionar os responsáveis se algum sintoma venha a aparecer durante a aula. Inclua no cadastro da escola o plano de saúde do seu filho e o nome e o contato do pediatra de sua confiança.

Observe os sintomas

Se seu filhos apresentar sintomas de COVID 19 – ou mesmo de gripe – não leve ele para a escola, não deixe ele brincar com outras crianças, mesmo que seja na sua casa.  Procure orientação médica em caso de tosse, nariz escorrendo, dificuldade de respirar, febre, dor de cabeça e perda de olfato ou paladar.

Aos poucos, nossa vida vai voltando ao normal. Mas não podemos relaxar. A segurança dos nossos filhos deve ser prioridade para todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *