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Hora do lanche: dicas saudáveis de merenda para levar para a escola

Há 9 meses

Uma alimentação adequada, em casa e na escola, é importante para o desenvolvimento das crianças, melhora o rendimento do aprendizado e ainda combate a obesidade infantil, um problema que vem crescendo em todo o mundo. No corre-corre do dia a dia nem sempre temos muito tempo de pensar nisso, não é mesmo? Mas vamos lá! A gente preparou aqui cinco dicas de alimentos para você preparar um lanchinho ao mesmo tempo saboroso e nutritivo para seus filhos levarem para a escola.

Um lanche para cada idade

A merenda escolar deve variar de acordo com a idade de cada criança. Isso porque, as necessidades são diferentes em cada fase do crescimento. Na pré-escola, por exemplo, o mais importante é oferecer uma boa variedade de alimentos, pois nesse período nossos filhos estão desenvolvendo o paladar, precisam experimentar novos sabores que vão fazer parte do seu cardápio no futuro. Já no ensino fundamental, quando as crianças já têm vontade própria e capacidade de escolher aquilo que preferem, o desafio é conjugar o gosto pessoal com um lanche balanceado e saudável. Nada de guloseimas muito calóricas, por exemplo.

A melhor opção, então, é proporcionar aos pequenos um lanchinho bem variado, saboroso e, acima de tudo, nutritivo. Com aquilo que ele gosta. Vamos experimentar?

Frutas e legumes fresquinhos

Frutas sempre enriquecem o lanchinho das crianças. Dê preferência às que são mais fáceis de comer, como banana, maça, uvas, morango, tangerina ou mirtilo, por exemplo. Já o melão, o mamão, o kiwi ou a melancia você pode picar e colocar num potinho. Uma variação são os tomatinhos cereja ou palitinhos de legumes como cenoura e pepino, por exemplo. Não esqueça nesse caso de incluir um pacotinho de sal.

Bolos e biscoitos feitos por você

Bolachas de água e sal ou cream cracker, snacks naturais e torradinhas, sanduiches de pão integral também podem compor o lanchinho das crianças. Mas, se você tiver um tempo maior, que tal colocar a mão na massa e fazer você mesmo a merenda saudável dos seus filhos. Assar um pão de queijo ou pão de batata, apostar em receitas gostosas de cookies e bolos caseiros vai dar um gosto personalizado. E você ainda pode convidar os pequenos para ajudar a preparar os quitutes, tornando ainda mais prazerosa a preparação.

Água e sucos naturais

Como ficam um longo período na escola, as crianças precisam de hidratação, principalmente nos dias mais quentes do ano. Uma garrafa de água, portanto, é indispensável. Mas, para acompanhar o lanchinho, nada melhor do que um suquinho, não é mesmo? Se feito em casa, com frutas naturais, melhor ainda. Se isso não for possível escolha no supermercado os sucos que não têm açúcar ou corantes e têm menor presença de conservantes em sua fórmula. Leia sempre a embalagem. Ah! E para variar a água de coco é uma boa pedida.

Iogurtes com pouco açucar

Aqui vale a mesma regra dos sucos. Prefira sempre iogurtes naturais, sem ou com mínima adição de açúcar. O iogurte é um componente importante da merenda escolar, por ser uma proteína láctea, com efeitos bem positivos, como aumentar a  imunidade das crianças. além de possuir alto índice de cálcio.

Frutas secas e desidratadas

Por fim, uma ótima opção de merenda são as chamadas frutas secas, como passas, castanha, damasco, amêndoas e nozes. Entre suas virtudes, esses produtos são ricos em gordura boa, contribuindo para dar mais energia aos pequenos na escola. Frutas como banana, laranja e abacaxi desidratadas podem seu uma outra opção, mas cuidado com os níveis de açúcar desses produtos.

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