Blog Blog

Mês de São João: dicas de brincadeiras para animar sua festa junina

Há 10 meses

São João tá aí. Além da quadrilha e das comidinhas típicas, esse é um tempo de muita brincadeira. Quem não se lembra da pescaria, da boca do palhaço, da corrida do saco ou do jogo de latas, entre outras diversões da infância? A garotada adora e, o que é melhor, papais e mamães também podem participar dessa festa junina. São momentos inesquecíveis para curtir em família.  

Então, vamos organizar sua festa? Olha as dicas que preparamos para fazer tudo de forma bem artesanal e divertir os pequenos nesse mês de junho. Anote aí, mãos à obra e brinque a valer! 

Pescaria 

Pegue uma caixa de papelão ou de madeira, encha de areia, papel picado ou bolinhas de isopor. Faça peixinhos de cartolina colorida e coloque na boca pequenos elos de metal. Use varas improvisadas de bambu com um anzolzinho na ponta da corda. De preferência sem ser pontiagudo para não machucar ninguém. Ah, se você preferir pode substituir a caixa de papelão por uma bacia cheia d`água. Mas aí os peixinhos têm de ser de madeira ou de plástico. 

Boca do Palhaço 

Acertar a bolinha na boca do palhaço é o objetivo desse jogo. Mas a brincadeira começa antes disso: pegue uma folha grande de papelão, coe sobre ela uma folha de cartolina branca e pinte sobre ela a cara do palhaço. Faça um buraco redondo na boca, é claro, para servir de alvo. Você pode comprar bolinhas de plástico, mas a graça é pegar uma meia usada, encher de papel e dar um nó. A improvisação é sempre mais divertida. Ganha a brincadeira quem conseguir acertar mais bolinhas na boca do palhaço.  

 Jogo de latas 

Assim como a boca do palhaço, o jogo de latas também é um desafio à pontaria da garotada. Pegue latas vazias e, sobre uma mesa, empilhe em forma de pirâmide. Use as bolinhas de meia e marque no chão, a uma distância de 3 a 5 metros, o local do arremesso. Cada jogador lança três vezes e cada lata derrubada vale um ponto. Quem conseguir derrubar mais latas – ou a pilha inteira – é declarado vencedor. 

 Corrida do saco 

A corrida do saco é uma das mais tradicionais brincadeiras das festas juninas. Aqui o que vale é o equilíbrio e velocidade. Cada participante deve entrar num saco de pano, juta ou estopa e correr dentro deles – ou ir pulando –, segurando as pontas com a mão. O objetivo, claro, é cruzar na frente de todos a linha de chegada. Sem cair! 

Não esqueça das prendas! 

Gostou das nossas dicas para organizar a sua festa? Mas, olha só, brincadeira junina que se preza tem de ter prendas, não é mesmo?  Para quem conseguir pescar os peixinhos, acertar a boca do palhaço mais vezes, derrubar um maior número de latas ou vencer a corrida do saco. Então, temos mais uma dica para você: Lesma Para Puxar, Amigo Leão, Tá na Hora, Embarcadinho ou o Cubo Fun, da Tateti, entre outros brinquedos educativos, são uma boa dica para presentear os pequenos. A alegria vai ser completa! Bora lá, festejar São João! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *