Blog Blog

Momento Dourado: veja como reconhecer sintomas do câncer infantil

Há 2 meses
Mãe cuidando de filho doente

O diagnóstico precoce do câncer é fundamental para que o tratamento do câncer seja mais eficaz e crianças e adolescentes voltem a ter uma vida normal. Por isso, devemos estar sempre atentos ao comportamento dos nossos filhos no dia a dia, pois é através da observação de suas rotinas, de sinais físicos e psicológicos que podemos identificar alterações que vão indicar que algo de anormal está acontecendo.  Mas, uma dúvida, sempre provoca insegurança entre os pais: quando devo procurar o pediatra?

Neste 15 de fevereiro, Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, é importante lembrar que alguns dos principais sintomas do câncer infanto-juvenil, são muito semelhantes aos sinais que identificam outras doenças próprias de crianças e adolescentes. Dor de cabeça, febre prolongada de causa não identificada, vômito, ínguas e gânglios no pescoço, na barriga ou debaixo dos braços, dores nas juntas, manchas roxas ou pintinhas vermelhas espalhadas pelo corpo, problemas de visão, perda de equilíbrio ou emagrecimento acentuado sem uma razão aparente são alertas que devem ser considerados.

A frequência com que alguns desses sinais aparecem é o que pode indicar a ocorrência de um problema mais grave.. Se as dores de cabeça de tornarem intermitentes, por exemplo, ou se manchas e ínguas permanecerem por mais de uma semana, é importante buscar a ajuda de um médico – pode ser o pediatra da família – que irá solicitar exames complementares de imagem, de líquor e de laboratório, que serão capazes de definir o diagnóstico.


Família feliz cozinhando junta.

 

Há como prevenir o câncer infantil

As causas do câncer, seja em adultos ou crianças, não são específicas. Mas há fatores externos e ambientais que podem contribuir para o surgimento da doença. Por exemplo, filhos de pais fumantes que vivem em locais contaminados pela fumaça do cigarro (os chamados fumantes passivos), consumo de drogas e exposição constante à radioatividade são fatores que podem aumentar a incidência da doença. Tudo isso, portanto, precisa e pode ser evitado.

Proporcionar aos pequenos um estilo de vida mais saudável é uma boa forma de prevenir o câncer infantil. Uma boa alimentação, com o consumo regular de frutas, verduras e legumes, moderação de carnes e alimentos fritos e gordurosos, além de ultra processados é a primeira regrinha. Praticar esportes, combater a obesidade – um fator de risco em determinados tipos de câncer – e realizar exames periódicos, mantendo uma rotina de visitas regulares ao pediatra também são procedimentos recomendados.

 

Consulte com frequência o seu pediatra. Compartilhe informações e ajude outras famílias a cuidar bem dos seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *