Blog Blog

Pai de primeira viagem? Confira as dicas que preparamos para você

Há 1 ano

Pai de Primeira Viagem

A chegada do bebê é marcada por uma emoção que contagia a todos! Mas também é um momento de aprendizado e novos desafios para a família. A participação do pai é fundamental para o desenvolvimento da criança, fortalecimento dos laços e auxílio nas novas demandas.

Por isso, separamos cinco dicas especiais para você que é papai de primeira viagem. Vem com a gente e prepara-se para se tornar um pai atuante, que vai ajudar a mamãe a criar um lar com muita praticidade, amor e boas memórias.

 

Participe dos cuidados com o bebê

A primeira idade é uma fase de bastante aprendizado e fortalecimento dos vínculos com seu filho ou sua filha. Não deixe de aproveitar, participe de todos os momentos dessa nova etapa, como dar banho, trocar a fralda, preparar o bebê para dormir, interagir com o pequeno do seu jeito. Compartilhe as atividades do dia a dia e aprenda a entender o bebê, os sinais de fome, cansaço ou desconforto. Essa é a melhor forma para você entrar no ritmo, assimilar as responsabilidades, dividir as tarefas e criar um ambiente de carinho e companheirismo em casa.

Seja o apoio que a mamãe precisa

A pós-maternidade é um período marcado por diversas mudanças na saúde emocional e física da mamãe, como queda capilar, cansaço, alterações no sono, dores no corpo e perda de autoestima. Portanto, ser um ponto de apoio para a mãe é muito importante para trazer leveza aos novos desafios. Preparar um chá relaxante, separar um momento para ela cuidar de si, oferecer apoio emocional à amamentação e sair para passear com o bebê nos momentos em que ela precisar de descanso são algumas sugestões para criar um cotidiano mais agradável.

 

Renove os seus conhecimentos

Com a chegada do novo membro na família, muitas mudanças na rotina e no comportamento da mamãe e do papai vão surgir, exigindo novos e maiores cuidados. Leia, pesquise, converse com outros pais, assista palestras e mergulhe de cabeça no universo infantil, aprendendo técnicas de educação, introdução alimentar e recreação, por exemplo.

Esse é um esforço que além de demonstrar companheirismo, também trará tranquilidade para a mamãe que vai sentir maior confiança em delegar tarefas para você.

 

Registe cada momento

Lembra quando nossos pais e avós diziam que o tempo passa rápido demais? Eles tinham razão e por isso vale a pena registrar todos os momentos com o bebê em fotos e vídeos. Inclusive, essa é uma ótima forma de você não apenas acompanhar o crescimento da criança, mas também aperfeiçoar o seu desenvolvimento como pai. Situações inesperadas, que acontecem nos momentos mais singelos, como na hora do lanche, assistindo um desenho na TV, os se preparando para dormir, podem trazer bons ensinamentos quando revistas. O importante é criar memórias e se lembrar desses dias tão especiais que te fizeram um novo pai!

 

Busque o apoio de profissionais

A paternidade é uma fase marcada por diversas dúvidas, não é mesmo?! Não hesite em buscar o apoio de profissionais como pediatras, pedagogos e psicólogos. Eles estão preparados para te dar dicas valiosas que vão te ajudar a tirar de letra as mais diversas situações do dia a dia, tornando-se um paizão incrível para sua criança.

E lembre-se: ser pai de primeira viagem não é um bicho de sete cabeças. Com foco, disciplina e parceira, a adaptação à nova realidade se torna muito prazerosa. Aproveite cada momento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *