Blog Blog

Piolhos e lêndeas: como lidar com esses bichinhos?

Há 4 anos
Piolhos são um verdadeiro pesadelo para os adultos e para pequenos. Só de imaginar esses bichinhos caminhando pela cabeça já dá aquela coceira! Esses insetos super pequenos parasitam no couro cabeludo e causam feridas quando se alimentam do nosso sangue.

Eles podem ser encontrados em todas as regiões do mundo e parasitam as cabeças de pessoas de todas as idades. Mas é claro que são encontrados mais comumente nas cabeças de crianças e com a chegada da idade escolar, as chances dos bichinhos aparecerem ficam ainda maiores.

Mas não precisa se assustar, nós da Calesita vamos ajudar você nessa luta implacável contra piolhos e lêndeas!

Como saber se seu pequeno, ou pequena está com piolho

Os sintomas são bem claros e fáceis de identificar:

Ainda está na dúvida? Aquela boa inspecionada no couro cabeludo, como as que nossas mães faziam, sempre funcionam!

Como cuidar de piolho em casa

Existem diversos tratamentos para acabar com os piolhos, o mais comum é feito com shampoos e loções especificas, em casos reincidentes ou de infestações mais graves é possível tratar com medicamentos de via oral, também específicos para esse fim.

O seu melhor amigo nesse momento vai ser o famoso pente-fino! Um produto super baratinho e fácil de encontrar. Passar ele na cabeça dos pequenos vai te ajudar a retirar piolhos e lêndeas. Só tenha cuidado para não machucar a criança passando o pente com força, o movimento deve começar do couro cabeluda mas pode ser suave.

Mamães e papais fica aqui o alerta: é preciso que vocês tenham cuidado com as receitas caseiras para tratar os piolhos, pois, além de serem ineficazes, podem fazer mal à saúde. Produtos caseiros podem ter substâncias tóxicas, por isso o melhor é evitar seu uso e fazer o tratamento com produtos recomendados pelo médico ou farmacêutico.

Ah, outra dica muito importante é que o tratamento deve ser estendido a todos que tiveram contato direto com a pessoa infectada, mesmo na ausência de sintomas.  Se seu pequeno está na escolinha ou tem contato com outras crianças é importante comunicar aos professores e pais para que eles adotem os cuidados também.

Como acabar com as lêndeas

As lêndeas são os ovos do piolho, são branquinhas e ficam bem presas no couro cabeludo, elas são mais resistentes do que os piolhos, por isso é preciso fazer o tratamento correto e repeti-lo após 10 dias, período que a lêndea leva para se transformar em um, nada fofo, piolhinho.

Como prevenir piolhos e lêndeas

Ao contrário do que muitos pensam, o piolho não “pula” de uma cabecinha para outra, ele rasteja, por isso a contaminação só acontece quando as cabeças encostam ou quando se compartilha lençóis, toalhas, escovas de cabelo, bonés, etc… por isso na hora da prevenção não tem segredo. As dicas são:

  • Se possível, lave roupas e toalhas com água quente, isso ajuda a matar piolhos que possam estar nos tecidos.
  • Sempre que estiver na dúvida, vale usar o pente fino ou dar aquela olhadinha no cabelo dos pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *