Blog Blog

Quarto de irmãos: como organizar o espaço compartilhado pelas crianças

Há 1 ano

Quarto de irmãos

Ter um quarto compartilhado entre irmãos é uma situação muito comum nas mais diversas classes sociais. Os motivos podem ser vários: otimizar o espaço, economia financeira ou apenas proporcionar uma maios integração entre os pequenos. Porém, para que essa fórmula funcione, é preciso organizar o ambiente de maneira harmoniosa, respeitando o espaço de cada um. Essa é uma regrinha básica!

Para ajudar você a organizar o espaço que é dividido pelos seus filhos, separamos aqui quatro dicas que vão tornar o quarto compartilhado ainda mais aconchegante e, acima de tudo, funcional, para que os irmãos se sintam bem.

Decoração neutra ou personalizada?

Quando os dois irmãos são meninos ou meninas a escolha da decoração se torna mais fácil. Mas nas famílias que têm filhos de sexo diferente, a missão de ter um quarto compartilhado entre eles é bem mais complicada.  Em ambos os casos há dois caminhos a seguir: optar por uma decoração única e neutra que não dê preferência aos gostos e desejos de nenhum dos dois ou personalizar o espaço de cada, buscando preservar a personalidade de cada um.

A decoração neutra, claro, é uma zona de conforto para os papais e as mamães. Mas sempre que houver possibilidade, personalizar o cantinho de cada filho pode ser o melhor caminho. É uma opção, sem dúvidas, que exige maiores cuidados para não exagerar nas informações visuais, por exemplo, transformar o quarto num ambiente carregado, com excesso de cores e imagens. Outra preocupação é dividir o espaço por igual, respeitando o “território” de cada um, independentemente da idade ou do sexo.

Como escolher as camas

A escolha das camas é uma etapa importante na organização do quarto compartilhado de irmãos. Esse é um tema que se não for bem administrado pode até gerar desentendimento entre os irmãos, especialmente quando crescem. Beliches, por exemplo, são opções apenas para crianças maiores e adolescentes. Camas compactas, como as bicamas e as tricamas, têm a vantagem de ocupar menos espaço no quarto.

A melhor solução, portanto, é mesmo recorrer às camas de solteiro.  Para resolver o problema de espaço, uma boa dica é testar diferentes posicionamentos no quarto utilizá-las em paralelo, ou em formato de L. Quartos com móveis planejados, normalmente resolvem esse problema.

Espaço para estudar e brincar

Estudar e brincar faz parte do dia a dia de toda criança. No quarto de irmãos compartilhado, organização é fundamental para garantir esses direitos. Para os menores, tapetes emborrachados entre as camas podem servir de palco para as mais diversas brincadeiras. Os brinquedos – e são tantos, não é mesmo? – podem ser guardados em caixas organizadoras identificadas por cores, uma cor para cada um. Ou mesmo no armário, onde cada pequeno deve ter uma prateleira ou uma porta. Da mesma forma que as roupas são guardadas separadamente.

E na hora de estudar? Ter uma mesa para fazer a lição de casa é importante, certo?  Dependendo do espaço disponível, é possível posicionar uma mesinha menor para cada um, ou mesmo um mesão que possa ser usado por ambos. Ah, e lembre-se que as cadeiras também merecem uma atenção especial, para que sejam confortáveis anatômicas e  bem reforçadas.

Se você tem mais de um filho dividindo o mesmo quarto, esperamos ter ajudado!

E ai, já decidiu como vai organizar o quarto compartilhado dos seus filhos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *