Cuidar bem do meio ambiente é um dever de todos, não é mesmo? Ao preservar os recursos naturais, garantimos um futuro melhor para os nossos filhos e também para as próximas gerações. Pensando nisso, é necessário criar hábitos diários mais conscientes que gerem menos resíduos ao planeta.
Ainda não sabe por onde começar? Não se preocupe!
Hoje, trouxemos algumas dicas para ajudar você a ter uma maternidade ou paternidade mais sustentável e, ao mesmo tempo, econômica.
Fraldas ecológicas
Os bebês usam, aproximadamente, 10 fraldas por dia e uma fralda comum pode demorar cerca de 450 anos para se decompor. Uma solução para evitar essa agressão ao planeta é investir em versões ecológicas.
As fraldas ecológicas são ajustáveis, previnem assaduras e são feitas de tecidos que evitam a umidade na pele do bebê. Elas podem ser lavadas na máquina de lavar e reutilizadas, o que ainda garante maior economia para os pais.
Produtos de higiene e beleza
Dê preferência a shampoos, hidratantes e outros produtos de higiene feitos à base de ingredientes vegetais, naturais e biodegradáveis.
Prefira lenços de algodão reutilizáveis para a limpeza do bebê.
Eles podem ser lavados junto com as fraldas na maquina de lavar e estão sempre macios e confortáveis.
Reutilização de roupas e calçados
Evite compras exageradas de roupas. Durante a infância, os pequenos mudam de tamanho muito rapidamente e o que adquirimos por impulso pode ser logo descartado. Compre roupas de tecidos naturais, como algodão, evitando os produtos sintéticos. Sempre que possível, opte por reaproveitar roupas, calçados e acessórios.
Ah, e não esqueça de colocar as peças do seu filho que ainda estão em bom estado para doação.
Assim você ajuda outras famílias a também reduzirem o consumo.
Reaproveite embalagens
Uma opção criativa é brincar estimulando a criatividade: ensine a criança a produzir objetos diferentes a partir de embalagens recicláveis.
Alimentação sustentável
Reduza o consumo de alimentos industrializados e dê preferência a opções naturais – como frutas, verduras e legumes – que têm um maior valor nutricional. Além de cuidar do meio ambiente, você também estará cuidando da saúde do seu pequeno.
Evite desperdícios, servindo sempre a quantidade que os pequenos vão comer. Não adianta forçar além da conta.
Bons exemplos
As crianças copiam o comportamento dos pais. Em primeiro lugar, procure sempre estabelecer bons e velhos hábitos, como economizar água e energia, evitar o desperdício de alimentos, reciclar o lixo e fazer compras sustentáveis. Lembre-se sempre dos três R’s da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Se desde pequeno o seu filho conviver com isso dentro de casa, certamente se tornará um cidadão mais preocupado com um mundo melhor.