Blog Blog

Teste do Pezinho: a gotinha de sangue que protege o bebê e salva vidas

Há 11 meses

Você sabia que o Teste do Pezinho é um exame tão importante que ganhou um dia de conscientização só para ele? Isso mesmo, 6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Essa data foi instituída em 2007 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de informar à população, em especial às futuras mamães, sobre a obrigatoriedade de realizar esse exame em todos os recém-nascidos.

Mas você sabe o que é o Teste do Pezinho? Vamos explicar para você como ele é feito, os objetivos e porque é muito importante fazê-lo ainda na maternidade. Vamos começar:

O que é o Teste do Pezinho?

Teste do Pezinho foi como ficou popularmente conhecido o exame realizado por meio da coleta de sangue no calcanhar dos bebês. O objetivo é identificar precocemente a ocorrência de algumas doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas que, se não forem tratadas a tempo podem comprometer o crescimento e o desenvolvimento físico e mental das crianças.

Quando fazer o Teste do Pezinho?

Quanto mais cedo for realizado o exame do Teste do Pezinho, maior são as chances de se evitar possíveis sequelas provocadas pelas doenças que ele é capaz de detectar. Por isso, o ideal é que a coleta de sangue no calcanhar do bebê ocorra entre o terceiro e o quinto dia de vida, sempre após 48 horas da primeira amamentação. Mas atenção: mesmo que por alguma razão esse prazo não seja respeitado, não há nenhum impedimento para que o exame seja feito um pouco mais tarde.

Que doenças são detectadas pelo Teste do Pezinho?

São inúmeras as doenças que a análise clínica do sangue coletado no Teste do Pezinho é capaz de identificar. Elas são de natureza genética, metabólica ou mesmo infecciosa. Hipotireoidismo Congênito (HC), Fenilcetonúria (PKU), Doença Falciforme (DF), Aminoacidopatias (AA), Fibrose Cística (FC), Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) e Deficiência de Biotinidase (BIO) compõem essa lista.

Essas doenças, como regra, não apresentam sintomas no período neonatal, no primeiro mês de vida. Mas podem levar à deficiência mental e prejudicar a saúde da criança nas fases seguintes do desenvolvimento. Por isso é fundamental detectá-las precocemente através do exame.

Agora que você já sabe a importância do Teste do Pezinho, fique atenta e exija os seus direitos. Ele é obrigatório, faz parte do programa nacional de saúde pública que visa prevenir as complicações de doenças a partir da primeira idade. A saúde dos nossos filhos não tem preço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *