Blog Blog

Velas aromáticas fazem mal para a saúde das crianças?

por Tateti Brinquedos / Há 4 meses

Relaxar no banho depois de um dia corrido, criar uma atmosfera relaxante e aconchegante na sala, ou simplesmente deixar o ambiente com um cheirinho mais agradável… são muitos os motivos pelo qual as pessoas têm o costume de acender velas aromáticas em casa. Mas, apesar da fragrância deliciosa, é preciso ter em mente que esse hábito pode trazer riscos para a saúde, principalmente quando temos a presença de bebês e crianças. Isso não quer dizer que não podemos ter uma vela perfumada em casa, apenas que é preciso tomar cuidados especiais ao comprar e acender a sua! Olha só.

Velas aromáticas causam alergia? 

Ao decidir comprar velas aromáticas para perfumar o ambiente é preciso muita atenção à qualidade e à procedência do produto. Isso porque existem velas feitas com perfumes sintéticos que podem causar reações alérgicas não só nos adultos, mas principalmente nas crianças, irritando os olhos, pele e mucosas nasais.

Se você ou seu pequeno já possui alergia respiratória ou asma, o indicado é se manter longe das velas perfumadas com parafina, por exemplo, que podem agravar as crises asmáticas. Todo cuidado é pouco!

Velas aromáticas podem ser tóxicas para crianças?

As velas podem soltar, mesmo que em poucas quantidades, substâncias tóxicas como o chumbo. A fuligem liberada pelas velas pode ficar no nariz das crianças ou continuar avançando até o pulmão, principalmente quand0 se deixa a vela acesa por muito tempo. Para nós, adultos, isso pode até passar despercebido, mas para um bebê os riscos são maiores. Por isso é muito importante não abusar e, caso vá acender, deixe as velas longe das crianças e por pouco tempo.

Quais são os cuidados ao acender uma vela aromática?

Como dissemos, o primeiro cuidado ao comprar velas perfumadas é checar sua qualidade e os materiais usados na fabricação. Ao garantir que sua vela é de confiança, você pode sim dar aquele cheirinho gostoso na sua casa, mesmo com a presença de crianças. É só seguir alguns cuidados!

 

20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *