Blog Blog

A creche ideal para seu filho: 5 dicas para te ajudar nessa decisão

Há 2 meses

 

Bebê brincando com um ábaco, com o auxílio de uma professora, em uma creche, com outra criança brincando ao fundo.

A licença maternidade está acabando e você não tem com quem deixar seu bebê; seu filho está maiorzinho e você quer voltar ao mercado de trabalho. Chegou a hora, então, de escolher a creche ideal. Para mamães e papais, esse é um momento de muitas dúvidas, em que o desejo de buscar o melhor se mistura com o medo de fazer uma opção errada. São sentimentos absolutamente normais. Alguns cuidados, contudo, podem ajudar a diminuir as preocupações. Aqui, preparamos algumas dicas que vão ajudar as famílias a fazer a escolha certa. Acompanhe! 

Converse com os amigos que têm filhos em creche

Antes de sair a campo em busca da creche ideal, uma boa medida é conversar com amigos que também têm filhos em creche. Isso pode ajudar você a fazer uma primeira triagem. Boas referências não são decisivas, é claro, nada supera a sua própria observação. Mas essas conversas vão oferecer um direcionamento que pode ser útil ao longo do processo de escolha.  

Confira as instalações da creche 

Ter um espaço amplo, limpo e com luz natural, onde as crianças possam permanecer é fundamental. Questione se existem áreas distintas para crianças de cada faixa etária. Veja as condições do refeitório, dos banheiros, da cozinha, do berçário, do fraldário, do parquinho e de outros ambientes. A funcionalidade dessas áreas e o estado de conservação são os primeiros aspectos a serem avaliados. 

Analise a proposta educativa de diferentes creches

Ter uma proposta educativa que combine o lúdico e o aprendizado, que desenvolva as habilidades motoras, psicológicas e cognitivas das crianças é outro elemento que deve influenciar na escolha da creche ideal. Pergunte sobre a qualificação dos profissionais para levar adiante as competências que vão ser trabalhadas em cada faixa etária. Entenda a metodologia e as atividades que serão trabalhadas dia a dia no tempo em que seu filho vai permanecer na creche.   

Veja os cuidados com alimentação e saúde 

Confira se a creche conta com a orientação de uma nutricionista na preparação das refeições. Veja se o cardápio semanal é bem equilibrado, saudável e próprio para as crianças de cada idade. Pergunte se existem profissionais preparados para o serviço de enfermagem com atendimento de primeiros socorros e se há algum tipo de apoio de um pediatra. Se a criança possui alguma necessidade especial de alimentação ou de saúde, cheque se a creche está apta a atendê-la.  

Considere as questões práticas 

Ter a creche ideal próxima de casa ou do local de trabalho é sempre uma vantagem a mais. Se isso não for possível, é preciso compatibilizar o horário de entrada e saída das crianças com os horários de trabalho da família.  Se, no entanto, houver necessidade de transporte escolar, a segurança do veículo e a qualificação do motorista e ajudante são prioridades.  Por fim, avalie se o valor da mensalidade cabe no orçamento familiar. E informe-se direitinho do que está incluído no valor cobrado. 

Nossas dicas ajudaram? Faça a escolha com calma, uma decisão apressada pode não levar à melhor escolha da creche ideal. Antes de bater o martelo, volte às creches que gostou mais para uma segunda avaliação. Assim, poderá ver se algum detalhe lhe passou despercebido.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *