Blog Blog

Momento Dourado: como identificar os tipos mais comuns de câncer infantil

Há 1 mês
Garoto com câncer careca deitado em uma cama de hospital e sorrindo
Criança com câncer em hospital

O câncer não tem idade para atacar. Mas o câncer tem cura. Por isso, desde os primeiros meses de vida dos bebês, os pais devem ficar atentos. Isso porque, qualquer que seja a idade da criança, o diagnóstico precoce é fundamental. Com a rápida identificação dos sintomas e o início imediato do tratamento, conjugado com a evolução das técnicas e dos procedimentos terapêuticos, tem-se um fator decisivo para alcançar a cura completa e proporcionar uma vida normal.  

No Momento Dourado deste mês, com a consultoria do Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer, o GRAACC de São Paulo, vamos listar os principais tipos de câncer que afetam crianças e adolescentes, seus sintomas, e as formas mais adequadas de tratamento. Anote aí, então!  

Leucemia, o câncer do sangue

Ocorre em qualquer faixa etária, porém com características diferentes em cada uma delas. É o câncer mais comum na infância, com origem na medula óssea 

Sintomas: Dor nos ossos ou articulações, palidez, manchas roxas, sangramento, febre e abatimento.  

Tratamento: quimioterapia e transplante de medula óssea. 

Câncer do sistema nervoso, cérebro e cerebelo 

São os tumores sólidos mais frequentes em crianças. Ao persistirem os sintomas, o paciente deve ser examinado por um neurologista, fazer uma tomografia ou ressonância nuclear magnética para permitir o diagnóstico. 

Sintomas: Dor de cabeça e vômitos pela manhã, tontura e perda do equilíbrio.  

Tratamento: Os tumores benignos são tratados apenas com cirurgia. Para os malignos, em geral, são necessárias quimioterapia, radioterapia e eventualmente transplante de medula. 

Neuroblastoma, o câncer das células nervosas

É mais comum em crianças com menos de 5 anos. Os locais mais frequentes são abdome, tórax e pescoço, na região mais próxima da coluna vertebral. Mas também pode afetar fígado, ossos e medula óssea.  

Sintomas:  Dor e aumento da barriga, perda de controle das fezes e urina, dificuldade para respirar.  

Tratamento:  Cirurgia, quimioterapia, e, em alguns casos, radioterapia e transplante de medula óssea. 

Retinoblastoma, ou câncer nos olhos

Afeta os olhos e geralmente ocorre antes dos quatro anos. O exame do fundo de olho, com a pupila bem dilatada, é a forma mais indicada para o diagnóstico preciso.   

Sintomas: A principal manifestação é um reflexo brilhante no olho, parecido com o brilho dos olhos de um gato quando iluminados à noite. As crianças podem ainda ficar vesgas, ter dor nos olhos ou perder parcialmente a visão.  

Tratamento: Os tumores pequenos podem ser tratados com tecnologia que permite que a criança volte a enxergar normalmente. Nos casos mais graves, é preciso quimioterapia e radioterapia, as vezes cumulativas, e existe o risco de perda definitiva da visão na vista afetada.  

Sarcomas de partes moles

São tumores que podem ocorrer em músculos, gordura e articulações. Afetam crianças, adolescentes e adultos, indiscriminadamente. Podem ocorrer na cabeça, no pescoço, na área genital, nos braços e nas pernas. O diagnóstico é feito por biópsia. 

Sintomas: Inchaço no local afetado, pele avermelhada e dor.  

Tratamento:  cirurgia e quimioterapia. 

Tumor de Wilms 

É outro que aparece, normalmente, antes dos cinco anos, atacando os rins do paciente. O ultrassom é o exame mais indicado para o diagnóstico. 

Sintomas:  Surgimento de uma massa e dores abdominais são os mais recorrentes. Mas também pode provocar sangue na urina e pressão alta.  

Tratamento: Cirurgia para a retirada do rim comprometido, com quimioterapia ou radioterapia. 

Linfoma de Hodking

É um tumor que acomete gânglios e baço, mais frequente em adolescentes. O diagnóstico é feito com biópsia.  

Sintomas:  A maioria dos casos começa com “ínguas” que vão crescendo no pescoço, nas axilas ou na região inguinal. O paciente pode apresentar ainda febre prolongada e perda de peso. 

Tratamento: Quimioterapia e radioterapia 

Linfoma não Hodgkin

Mais frequente em meninos, dos quatro aos oito anos. Atinge principalmente o tórax e o abdome.  

Sintomas:  Tosse, falta de ar, dor na barriga e retenção das fezes. 

Tratamento:  Depende das características do tumor e de onde ele está localizado.   

Tumores ósseos

São mais frequentes em adolescentes. Quase sempre o paciente conta que teve uma batida que causou dor, mas a dor não vai embora. O local mais comum é logo acima ou logo abaixo do joelho. Para diagnosticá-los é importante fazer um raio X, tomografia ou ressonância do local. Além disso, um médico ortopedista, com experiência em câncer, deve realizar uma biópsia com agulha. 

Sintomas: Dor que não passa, a pele pode ficar vermelha e quente e, quando o tumor cresce, é possível ver também um inchaço no local.  

Tratamento: cirurgia e quimioterapia  

Tumores germinativos 

Raros na infância, acometem ovário e testículos. Entre os meninos, a incidência é até 40 vezes maior quando os testículos não descem para a bolsa escrotal. O diagnóstico é feito na cirurgia em que se retira o tumor. 

Sintomas:  No caso das meninas, dores abdominais, puberdade precoce e tumorações palpáveis. Para os meninos, o sinal de alerta é o aumento da bolsa escrotal, confundido muitas vezes com uma hérnia. 

Tratamento: quimioterapia. 

_____________________________________________________________________________ 

Consulte com frequência o seu pediatra. Compartilhe informações e ajude outras famílias a cuidarem bem dos seus filhos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *