Blog Blog

Brincadeiras de antigamente: 6 dicas para divertir as crianças

Há 2 semanas
Brincadeiras de antigamente. Criança brincando de amarelinha, desenhada com giz no chão.
Brincadeiras de antigamente

Celular, computador, tablet… A diversão da criançada, hoje em dia, está na telinha dos eletrônicos. E a isso, vamos ser francos, não há como resistir. Mas sempre há espaço para romper o domínio da tecnologia e resgatar antigas brincadeiras que faziam a alegria dos nossos avós.  Isso é importante para aumentar a interação entre pais e filhos de uma forma lúdica e atraente. Você vai ver que os pequenos vão adorar a experiência!  

Quer uma ajudinha para começar? Então, veja aqui as sugestões de brincadeiras infantis de antigamente que separamos para você. É um verdadeiro mergulho no túnel do tempo. Aproveita aí! 

Brincadeira de antigamente: crianças brincando de esconde-esconde ao ar livre
Brincadeira de antigamente: esconde-esconde

Brincadeiras de antigamente ao ar livre 

Sair de casa, brincar no parque, na quadra de esportes do condomínio num dia de sol todo mundo gosta, não é mesmo? Então olha aqui três dicas para animar a garotada. 

Pique esconde e pega-pega 

Essas são duas brincadeiras de antigamente super tradicionais e que muito contribuem para a integração da criançada. No pega-pega, uma criança é escolhida para ser o pegador e as outras devem fugir, evitando serem tocadas por ela. Então, quem for pego passa a ser o pegador e assim sucessivamente. Já no pique esconde, uma criança fecha os olhos, ou tapa os olhos com as mãos e conta até 10 para quem as outras se escondam. Aí, quando acabar a contagem, grita “Já” e sai à procura dos demais. O último que for achado é declarado vencedor.  Os piques contribuem para desenvolver a consciência corporal dos pequenos, a capacidade cognitiva e o raciocínio. 

Amarelinha 

Quem um dia já não brincou de Amarelinha? Não precisa de muito espaço. Usando um giz, desenhe no chão o diagrama com os 10 quadrados numerados e o arco do céu na extremidade e pronto, o cenário do jogo está montado. Para começar, a criança deve jogar uma pedrinha e pular pelos quadrados chegando até o céu sem pisar no número em que está a pedra. Mas atenção, não vale pisar nas linhas do desenho para não ser desclassificado.  Além de desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora, é uma ótima forma de aprender brincando o universo dos números.  

Ciranda, cirandinha ou dança das cadeiras 

Você lembra das cantigas que ouvia quando pequeno? Certamente também já brincou de roda.  Baixe uma play list infantil no seu celular e solte o som. Coloque toda a criançada para cantar de mãos dadas e de repente desligue a música. Todos têm de se agachar e o último que fizer é eliminado. Também há uma versão chamada dança das cadeiras em que coloca-se um número de cadeiras menor do que o de participantes, as pessoas circulam em torno delas e quando a música para devem sentar-se. Quem ficar sem cadeira é desclassificado e o último é o vencedor.  

Brincadeira de antigamente: Pai segurando filho no colo e brincando de jogo da velha com ele
Brincadeira de antigamente: jogo da velha

Brincadeiras para dentro de casa 

E nos dias de chuva ou frio? Também há alternativas para tirar os pequenos de frente das telinhas.  Brincadeiras de antigamente são uma ótima distração para quem tem de ficar dentro de casa. Veja essas três dicas. 

Jogo da velha 

Para o jogo da velha você só precisa de papel, lápis ou caneta. Desenhe o diagrama em uma folha de papel com as seis casas separadas por linhas retas na horizontal e vertical. Alternadamente, um jogador preenche as casas com círculos, outro com cruzes, ou com xis. Ganha o que formar uma linha reta com os seus sinais, valendo também a sequência diagonal. Quem vencer pega o próximo adversário, para que todos possam participar da brincadeira. O jogo da velha é ótimo para desenvolver o raciocínio lógico.  Ah, anota aí mais uma dica:  se você tiver uma louça em mãos é ainda melhor, pois fica mais fácil de apagar e recomeçar cada rodada.  

Telefone sem fio 

O telefone sem fio é uma daquelas brincadeiras antigas ideais para reunir pais e filhos. Lado a lado, todos formam um círculo. Um dos participantes começa o jogo falando uma frase bem baixinho, no ouvido de quem está ao lado. Pode ser qualquer coisa, tipo “eu gosto muito do papai e da mamãe”.  Cada um repete a frase no ouvido do outro, até que chegue ao final do círculo. A ideia é que a frase chegue ao último participante, sem sofrer alteração. Um ótimo exercício para desenvolver a atenção e a memória.  

Passar anel 

Os pequenos se divertem a valer com essa brincadeira de antigamente. Para começar, os participantes se reúnem formando uma roda, todos com as mãos juntas e os braços esticados. . Um deles é escolhido para dar a partida, e vai passando pelas mãos dos demais, deve soltando o anel discretamente, evitando que os outros percebam com quem deixou o anel. Completado o círculo, deve perguntar com quem está o anel, e o vencedor é quem adivinhar a resposta certa.   entre suas mãos.  

Gostou das nossas dicas? Que bom, agora então é só começar e fazer a alegria da criançada.  Boa diversão! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *