Blog Blog

Inverno: 5 dicas para aquecer as crianças nos dias frios

Há 3 semanas

criança agasalhada do lado de fora de casa no inverno

O inverno está aí.  E quem tem criança sabe da importância de manter os pequenos sempre bem quentinhos, confortáveis e, ao mesmo tempo, seguros, seja em casa ou quando saem para um passeio ao ar livre. É uma preocupação, válida, uma questão de bem-estar, mas também de saúde, afinal, com nossos filhos protegidos são menores os riscos de contraírem doenças respiratórias, típicas desse período do ano. 

Mas como aquecer as crianças no inverno? Vamos te ajudar nessa missão. Anote aí as dicas que preparamos para você. São roupinhas, acessórios e algumas atitudes que você pode incorporar ao seu dia a dia. Coisas simples, mas que vão fazer toda a diferença para que seu filho atravesse a estação mais fria do ano com saúde e bem-estar. 

Cuidados com as roupas de inverno

Uma boa recomendação para vestir seu filho no inverno são as roupas de tecidos confortáveis como flanela e algodão. Aqueles casaquinhos de tricô que muitas vezes as vovós é que fazem também são tradicionais e muito úteis nessa época do ano. Mas é preciso prestar atenção certos tipos de material, como a lã, que podem provocar manifestações alérgicas ou irritação de peles mais sensíveis. Para sair de casa, o uso de roupas de baixo, como body, meia calça ou uma camisetinha é bem indicado, além de acessórios como luvas, gorros, meias e sapatinhos para manter as extremidades do corpo sempre bem aquecidas.   

Cuidados no banho nos dias de inverno

O banho das crianças – especialmente dos bebês – merece uma atenção superespecial no inverno. É precisa ter atenção à temperatura da água que deve ficar em torno de 37 graus. Também é recomendável escolher um horário menos frio, entre 11 da manhã e três da tarde, por exemplo. Evite distrair os pequenos quando estiverem na banheira ou no chuveiro para que o banho seja mais rápido. Por fim, cuide do ambiente, veja se não há correntes de ar no banheiro e deixe a toalha, bem felpuda e macia de ´preferência, próximo das mãos. 

Cuidados ao dormir nas noites frias

No inverno, as noites, as madrugadas em especial, são momentos em que a temperatura fica ainda mais baixa.  Por isso, vestir as crianças com aquele pijama bem quentinho de flanela é essencial. Mas isso não é tudo. Cobertores, mantas e edredons, um porta-bebês para os mais pequeninos, também são importantes para enfrentar o frio. Mas aqui vale repetir a dica aí de cima: é preciso muita atenção com os tipos de tecidos, para evitar alergias. E muito cuidado para não cobrir a cabeça, o que pode até sufocar a criança.  

Cuidados com o ambiente 

O uso de aquecedores, especialmente nas regiões mais frias, é muito comum nessa época do ano para manter os ambientes mais quentes. Isso vale, é claro, também para o quarto das crianças. Mas é preciso tomar algumas precauções, já que um aquecedor ligado por muito tempo pode deixar o ar ressecado, o que é prejudicial à saúde. Uma boa ideia é deixar também um umidificador ligado, o que vai ajudar a manter equilibrada a umidade. Se você não tiver um em casa, pode optar por uma bacia com água que também cumpre esse papel.  

Ah, isso aqui é fundamental: nunca deixe que a crianças e aproxime de nenhum desses aparelhos ou mesmo da bacia com água, tá combinado? Assim você vai evitar que acidentes aconteçam! 

Observe as reações da criança 

As baixas temperaturas e o ar muito seco do inverno, como falamos lá no início desse texto, deixam as crianças mais sujeitas a doenças típicas dessa época, especialmente as do sistema respiratório. Por isso, é preciso ficar sempre atento aos sintomas. Em caso de tosse, coriza, espirros, procure de imediato o seu pediatra. Se você ou alguém em casa tiver esse tipo de manifestação, evite também pegar os pequenos no colo ou aproximar-se demais do berço. Nesse caso, peça ajuda a alguém para cuidar do seu filho, principalmente se for um bebê. 

Por falar em bebê, uma última recomendação:  mesmo sem saber falar, eles se expressam com o corpo, choram, demonstram irritação quando estão com frio ou quando sentem calor. E isso é muito importante observar nessa época, já que mesmo nos dias mais frios, com aquecedor ligado ou roupas quentinhas, ele pode ficar desconfortável. E é hora então de receber aquele cuidado especial e cheio de carinho! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *