Blog Blog

Amamentar o bebê, um gesto de amor!

Há 2 anos

A 31ª Semana Mundial de Aleitamento Materno começa hoje e vai até o dia 7.  O tema deste ano é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

Como surgiu essa data?

A mobilização universal em favor do Aleitamento Materno começou em 1990, em um encontro da Organização Mundial de Saúde e da UNICEF quando foi elaborado um documento chamado “Declaração dos Inocentes”.

Para cumprir os compromissos assumidos pelos países, de estimular o aleitamento materno e reduzir a mortalidade infantil, a Semana Mundial de Aleitamento Materno atualmente celebrada em mais de 120 países, foi instituída em 1992.

Qual a importância do Leite Materno?

  • É um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de fácil digestão.
  • Atende às necessidades imunológicas da criança, possui anticorpos que protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias.
  • Reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta.
  • Favorece o desenvolvimento cognitivo, da fala e da respiração.
  • Proporciona segurança alimentar aos lactentes desde o início da vida contribuindo para a segurança alimentar de toda a família.
  • A amamentação promove o vínculo entre mãe e filho.
  • Para a mãe reduz a possibilidade de câncer de mama e diabetes tipo 2.

Como é composto o leite materno

O leite materno contém proteínas, lipídeos e carboidratos que são absorvidos pelo organismo do bebê.  O leite passa por várias mudanças ao logo da amamentação para se adequar às necessidades de cada período de crescimento da criança? São três as fases do leite materno

  • Colostro

É produzido pela mãe do 1° e o 5° dia após o nascimento. Tem uma aparência amarelada e transparente. Tem forte incidência de proteínas e imunoglobulinas, contribuindo para a imunidade do recém-nascido.

  • Fase de transição

Entre o 6° e o 15° dia após o nascimento do bebê a mãe passa a produzir maior quantidade de leite. Nessa fase, aumenta a concentração de gorduras e outros nutrientes que estimulam o desenvolvimento da criança.

  • Leite maduro

É o alimento do bebê a partir do 15° dia. Completo, esse leite já contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e a formação cognitiva da criança.

Até quando a mãe deve amamentar?

A Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno como exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê. Até os dois anos -ou até quando a mãe estiver produzindo leite – ele deve ser compartilhado com outros alimentos. Mas é importante consultar o pediatra.

Políticas públicas de saúde levaram a criação de bancos de leite, espalhados por inúmeras cidades do país, mantidos pelo SUS ou entidades privadas, para onde mães que não produzem leite em quantidade suficiente podem recorrer a fim de garantir a alimentação correta de seus filhos.

Amamentar é, mais do que um dever. Antes de tudo é um gesto de amor!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *