Blog Blog

Como as cores podem ajudar no desenvolvimento das crianças

Há 1 ano

Como as cores podem ajudar no desenvolvimento das crianças

Poucas coisas chamam mais atenção dos pequenos do que as cores. Não é por acaso que desde os primeiros momentos de vida objetos coloridos fazem parte do universo dos bebês: os enfeites no berço, os primeiros brinquedos, os livros de história que papais e mamães contam para distrair. Nada melhor, portanto, do que aproveitar esse encantamento para estimular o desenvolvimento das crianças. Mas como isso pode ser feito? Veja a seguir algumas dicas que separamos para você.

 

Benefícios da cor na educação

A cor é um dos primeiros elementos que os pequenos usam para diferenciar objetos e ambientes. Por isso, o uso das cores na educação das crianças pode começar desde cedo, seja em casa, no âmbito familiar, seja na escola, com a ajuda de professores.  E são muitos os benefícios que isso pode trazer aos pequenos. O contato com objetos, figuras e ambientes coloridos estimula a capacidade motora e cognitiva, o raciocínio, a linguagem, a fala e os cinco sentidos – o olfato, a visão, o paladar, a audição e o tato. O colorido, além disso, trabalha a imaginação e contribui para que os pequenos comecem a interpretar o mundo ao seu redor.

O estímulo à percepção e o significado das cores contribui, ainda, especialmente nos primeiros anos da vida escolar, para um melhor desempenho no aprendizado. Bem como pode facilitar a interação social dos pequenos.

 

Como usar as cores para estimular as crianças

Brinquedos coloridos, como um chocalho, e os enfeites do berço, com um móbile, são objetos que normalmente proporcionam o primeiro contato dos bebês com as cores. Eles são instrumentos importantes para o desenvolvimento cognitivo da criança, através, por exemplo, da associação de cores a determinadas formas, sons e a algumas situações específicas. Possibilitar o contato dos bebês com esses objetos, portanto, pode ser o primeiro passo para trabalhar as cores educação e desenvolvimento das crianças,

O estimulo à criatividade e à imaginação através da pintura e do desenho, seja com tinta, giz ou lápis de cor, é outra forma de trabalhar as cores.  Assim como brincadeiras em família, como a de escolher uma determinada cor e pedir a criança que aponte três objetos correspondentes a ela. São exercícios que, além de tudo, estimulam o relacionamento familiar e aproximam pais e filhos, quebrando a predominância dos meios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *