Blog Blog

Como as cores podem ajudar no desenvolvimento das crianças

Há 12 meses

Como as cores podem ajudar no desenvolvimento das crianças

Poucas coisas chamam mais atenção dos pequenos do que as cores. Não é por acaso que desde os primeiros momentos de vida objetos coloridos fazem parte do universo dos bebês: os enfeites no berço, os primeiros brinquedos, os livros de história que papais e mamães contam para distrair. Nada melhor, portanto, do que aproveitar esse encantamento para estimular o desenvolvimento das crianças. Mas como isso pode ser feito? Veja a seguir algumas dicas que separamos para você.

 

Benefícios da cor na educação

A cor é um dos primeiros elementos que os pequenos usam para diferenciar objetos e ambientes. Por isso, o uso das cores na educação das crianças pode começar desde cedo, seja em casa, no âmbito familiar, seja na escola, com a ajuda de professores.  E são muitos os benefícios que isso pode trazer aos pequenos. O contato com objetos, figuras e ambientes coloridos estimula a capacidade motora e cognitiva, o raciocínio, a linguagem, a fala e os cinco sentidos – o olfato, a visão, o paladar, a audição e o tato. O colorido, além disso, trabalha a imaginação e contribui para que os pequenos comecem a interpretar o mundo ao seu redor.

O estímulo à percepção e o significado das cores contribui, ainda, especialmente nos primeiros anos da vida escolar, para um melhor desempenho no aprendizado. Bem como pode facilitar a interação social dos pequenos.

 

Como usar as cores para estimular as crianças

Brinquedos coloridos, como um chocalho, e os enfeites do berço, com um móbile, são objetos que normalmente proporcionam o primeiro contato dos bebês com as cores. Eles são instrumentos importantes para o desenvolvimento cognitivo da criança, através, por exemplo, da associação de cores a determinadas formas, sons e a algumas situações específicas. Possibilitar o contato dos bebês com esses objetos, portanto, pode ser o primeiro passo para trabalhar as cores educação e desenvolvimento das crianças,

O estimulo à criatividade e à imaginação através da pintura e do desenho, seja com tinta, giz ou lápis de cor, é outra forma de trabalhar as cores.  Assim como brincadeiras em família, como a de escolher uma determinada cor e pedir a criança que aponte três objetos correspondentes a ela. São exercícios que, além de tudo, estimulam o relacionamento familiar e aproximam pais e filhos, quebrando a predominância dos meios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *