Blog Blog

Dia Mundial da Amamentação: importância e os principais benefícios da amamentação.

Há 9 meses

Amamentar é gesto de carinho capaz de fortalecer vínculos afetivos para uma vida toda. Por outro lado, a amamentação também é importante para o desenvolvimento do bebê. Em cada mamada, os pequenos recebem proteção contra doenças, ajuda a ter dentes bonitos e até mesmo ajuda a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração. As mamães, por sua vez, têm menos risco de desenvolver câncer de mama e de ovário, diminui do sangramento no período pós-parto e protege contra doenças cardiovasculares.

Não é à toa que amamentação é um assunto tão importante, não é mesmo? O tema chegou a ganhar uma data especial no calendário mundial: Dia do Aleitamento Materno, ou somente, Dia da Amamentação, celebrado no dia 01 de agosto. O objetivo é promover a conscientização e oferecer rede de apoio e informações às mães, aos papais e familiares. Além disso, a data busca incentivar a colaboração entre instituições de saúde, órgãos públicos e a população em geral, visando o aprimoramento dos índices de aleitamento materno no Brasil e no mundo.

Amamentação e a saúde da mulher

Como mencionado, a amamentação promove mudanças hormonais benéficas para mulher, reduzindo os riscos de diversas doenças. Além disso, o ato de amamentar contribui para a rápida perda de peso pós-gravidez, uma vez que a amamentação requer energia e calorias adicionais.

Quais os benefícios da amamentação na vida do bebê?

O leite materno é o único alimento que o bebê deve receber até os 06 meses de vida, não sendo necessário nenhum completo feito de outro alimento ou até mesmo água, pois oferece uma nutrição ideal e completa para um crescimento saudável.

O aleitamento ajuda na boa digestão da criança e minimiza as cólicas; reduz o risco de doenças alérgicas, intolerâncias alimentares; fortalece o sistema imunológico e até reduz as chances de obesidade ao longo da infância.

Estudos também mostram que o aleitamento materno pode estar diretamente associado a um melhor desenvolvimento cognitivo e habilidades de aprendizagem em crianças.

Vínculo emocional

Amamentação proporciona um momento único entre a mãe e o bebê. Não há como deixar de mencionar o impacto nas emoções que ajudam a criar e a fortalecer o vínculo afetivo. É o momento de intensa conexão entre a mãe e o bebê que desde seus primeiros dias de vida começa a ter contato com uma diversidade de emoções e informações do mundo a sua volta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *